TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética na Engenharia Genética - CRISPR

Por:   •  13/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.581 Palavras (7 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 7

COLÉGIO ADVENTISTA DE SANTO AMARO

BIOLOGIA

FILIPE AUGUSTO DE PAULA SOUZA

GABRIEL PORPHIRIO BRITO

KLEBER ANDRADE

ENGENHARIA GENÉTICA E CRISPR

RELATÓRIO CIENTÍFICO

SÃO PAULO

2018

FILIPE AUGUSTO DE PAULA SOUZA

GABRIEL PORPHIRIO BRITO

KLEBER ANDRADE

ENGENHARIA GENÉTICA E CRISPR

Relatório científico apresentado à disciplina de Biologia, 3º Ano E.M. do Colégio Adventista de Santo Amaro – COASA, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral.

Orientador: Prof. Me. Danielly Wolff

SÃO PAULO

2018


RESUMO

ABSTRACT


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        5

1.1        CRISPR e Edição Gênica        5

2        OBJETIVOS        7

2.1 Objetivos Gerais        7

2.2 Objetivos Específicos        7

3        DESCOBERTA E UTILIZAÇÃO DO CRISPR/CAS9        8

3.1        Funcionamento do Sistema        8

3.2        Aplicações do Sistema        9

3.3 Ética e Limites Relacionados ao Uso        9

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        10


1 INTRODUÇÃO

É certo que o desenvolvimento da medicina e das tecnologias agrícolas, as quais visam proteger e regular funções dos seres vivos tem diversas limitações. Estas barreiras estão fundadas no limite da capacidade de um ser vivo de gerar o resultado desejado, ou seja, na sua configuração de fábrica, o genoma. Para lidar com estas limitações, a ciência buscou novas técnicas de otimização dos seres vivos, baseadas na transformação da informação básica que regula o funcionamento da vida. A biotecnologia, a área de estudo responsável por desenvolver tecnologias relacionadas ao funcionamento dos organismos, se desdobra na engenharia genética, encarregada de cumprir as exigências descritas no início do texto.

A engenharia genética é o ramo da biotecnologia que estuda e promove formas de modificar artificialmente o código genético de um organismo, de forma controlada e induzida, para otimizar ou acrescentar funções neste ser vivo. Suas mais notáveis criações são as tecnologias relacionadas a alimentos transgênicos e ao DNAr, o DNA recombinante. Isto gerou uma nova classe de seres vivos conhecida como OGMs, os Organismos Geneticamente Modificados.

A relevância da engenharia genética já reflete na economia em escala global. Hoje, o Brasil, um dos maiores exportadores de commodities do mundo, tem 93% da soja produzida, seu principal produto de exportação, como transgênica. Ao se consultar as prateleiras dos mercados, a maior parte dos produtos vegetais tem a classificação de transgênicos.

O cultivo deste tipo de alimento se deve a necessidade de substituírem-se os agrotóxicos e pesticidas, que tem seu limite de eficiência e podem causar danos a qualidade da alimentação. Com os OGMs, pode-se induzir a resistência às pragas de forma natural, na tentativa de evitar possíveis danos à saúde do consumidor final.

Uma das principais técnicas empregadas na edição gênica é a utilização do método CRISPR/Cas9, onde é explorada uma característica da recomposição do DNA celular para se acrescentar, retirar ou substituir genes, e é considerado entre os mais promissores métodos de terapia gênica descobertos até então, e será o tema central da pesquisa daqui para frente.

  1. CRISPR e Edição Gênica

O sistema CRISPR (do inglês Clustered Regularly Interspaced Short Palindromic Repeats, em português, Repetições Palindrômicas Curtas Agrupadas e Regularmente Interespaçadas) consiste na utilização de um mecanismo de defesa utilizado por bactérias contra bacteriófagos, que atua na forma do conjunto de uma nuclease (Cas, de CRISPR associated protein) e um RNA guia, o qual ira identificar material genético exógeno para que a nuclease se dirija à ele realizando a quebra.

No caso da terapia gênica, o CRISPR pode ser orientado a agir contra o DNA próprio da célula, dando abertura para a inserção de outros fragmentos. Considerado relativamente fácil de executar e de menor custo que seus predecessores, O CRISPR tem ganhado maior popularidade no meio científico e até mesmo entre entusiastas e leigos. Dado tudo isso, o que torna este sistema mais eficiente do que os outros e quais as implicações disso no avanço da biotecnologia e, especificamente, da engenharia genética?


  1. OBJETIVOS

2.1 Objetivos Gerais

Apresentar o conceito de CRISPR dentro da engenharia genética e sua importância na sociedade, sendo assim, discutir a ética envolvida em sua aplicação coletiva.

2.2 Objetivos Específicos

  • Conhecer a engenharia genética;
  • Aprofundar os conhecimentos a respeito de seu uso;
  • Ramificar e introduzir o CRISPR;
  • Questionar a ética da interferência humana sobre a natureza, principalmente sobre o próprio ser humano.

  1. DESCOBERTA E UTILIZAÇÃO DO CRISPR/CAS9

Existem controvérsias em torno da descoberta da utilidade do locus CRISPR, numa disputa de patentes que envolve a Berkeley University, através das pesquisadoras Jennifer Doudna e Emmanuelle Charpentier, e o Broad Institute, desde que o método se popularizou, entre os anos de 2011 e 2012 A descoberta do sistema em sua forma original, porém, remonta a 1987, quando o pesquisador japonês Yoshizumi Ishino da Universidade de Osaka liderou pesquisas sobre um gene inibidor da Apoptose na bactéria Escherichia coli, e acidentalmente copiou sequências compostas por repetições de nucleotídeos, ainda de função desconhecida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (120.6 Kb)   docx (16.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com