TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Аtividade de biologia

Seminário: Аtividade de biologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/9/2014  •  Seminário  •  1.942 Palavras (8 Páginas)  •  377 Visualizações

Página 1 de 8

ATIVIDADE DE BIOLOGIA

1- Todos os seres vivos são compostos de células, sendo uma célula uma unidade estrutural molecular e a menor parte dos seres vivos com forma e função definidas. A célula isolada ou junto com outras células forma todo o ser vivo ou parte dele. Além disso, ela tem todo o "material" necessário para realizar as funções de um ser vivo, como nutrição, produção de energia e reprodução os dois tipos de celulares básicos são a mitose e a meiose

as diferenças básicas entre elas são:

A mitose é duas células

geneticamente iguais

Não há redução do número de cromossomos

Ocorre em células somáticas.

Uma célula produzida por mitose, em geral, pode sofrer nova mitose.

A duplicação do DNA antecede apenas uma divisão.

A mitose serve para reprodução assexuada de seres unicelulares, crescimento e regeneração de tecidos de seres multicelulares

meiose

Resulta em quatro células geneticamente diferentes.

Há redução do número de cromossomos.

Ocorre em células germinativas.

Uma célula produzida por meiose não pode sofrer meiose.

A duplicação do DNA antecede duas divisões celulares.

Na meiose os cromossomos homólogos se emparelham

A meiose esta envolvida com a produção de esporos (plantas) e gametas(animais).

2- Os principais componentes químicos que compõem as células eucarióticas animal é a água, carboidratos, lipídios, proteína e ácidos nucléicos.

Nosso organismo é composto de 70% de água, sendo a água muito importante para nossa vida, a água é composto por duas moléculas de hidrogênio e uma de oxigênio, apresentada como dipolo sendo o hidrogeno positivo e oxigênio negativo, essa propriedade da água faz dela um solvente celular sendo capaz de ligar a várias outras células.

Carboidratos considerados a maior fonte de energia para o metabolismo celular é os açúcares sendo constituídos por um átomo de carbono dois de hidrogênio e um de oxigênio, os carboidratos sendo encontrados pela forma de monossacarídeos, dissacarídeos e polissacarídeos.

Lipídios são as gorduras do corpo humano e sua característica é insolúvel em água e solúveis em álcool e éter. O lipídio também tem a função de reserva energética, mantém, a temperatura do corpo e são os principais componentes das membranas celulares.

As proteínas são as moléculas mais importantes do corpo humano, necessário para todas as funções básicas das células sendo compostos por unidades repetidas de aminoácidos, esses aminoácidos sendo obtidos pelos alimentos ricos em proteínas, como carnes, ovos e etc.

Ácidos nucléicos são conhecidos por DNA ácido desoxirribonucléico e RNA ácido ribonucléicos, que são responsáveis para fazer o controle da atividade celular e o armazenamento das informações genéticas. pág16.

3- A membrana plasmática envolve a célula e faz o controle das substancias separando o meio intracelular do extracelular, com uma espessura muito pequena com uma dupla camada formando canais ajudando no transporte das substancia.

Transporte passivo não a gasto de energia, a substancia passa pelo meio mais concentrado para o menos concentrado, podendo ser dividido em difusão simples, difusão facilitada e osmose.

Transporte ativo tem gasto de energia para transportar a molécula, gasta energia para vencer a concentração de sódio e levá-lo para fora e trazer o potássio para dentro.

4- A mitocôndria é responsável pela respiração celular é uma organela é composta por retículo endoplasmático rugoso é formado por uma extensão de membrana nuclear que constitui um sistema de tubos conectado com muitos ribossomos aderidos, e sua função junto com o ribossomo é sintetizar as proteínas é responsável pela produção de energia celular a partir da síntese de ATB na sua produção utilizadas pelas células nas atividades ex; nas práticas de atividades físicas. pág 18

.

5- O tecido epitelial é formado por células justapostas aderidas um nas outras com um pouco de material extracelular entre elas.

Epitélio de revestimento com o objetivo revestir as superfícies externas e as cavidades corporais como pele, cavidade bucal etc.

Epitélios glandulares formado por células com capacidade de secreção, como glândulas salivares e glândulas sudoríparas.

Existe o epitélio neuroepitélio que capta estímulos externos como a luz.

6- As células do tecido conjuntivo são afastadas umas das outras, e o espaço entre elas é preenchido pela substância intercelular. A principal função do tecido conjuntivo é unir e sustentar os órgãos do corpo.

O tecido conjuntivo apresenta diversos tipos de celulares separados por abundante material extracelularO conjuntivo pode ser classificado em tecido conjuntivo propriamente dito, que no adulto pode ser frouxo ou denso, e tecido conjuntivo especial, como: cartilaginoso, ósseo, hematopoiético e adiposo. O tecido conjuntivo é constituído de inúmeros tipos de células, como fibroblastos, macrófagos, mastócitos, adipócito e plasmócito, separadas por abundantematriz extracellular (MEC), produzida por elas. A MEC é formada por fibras (colágenas, elásticas e reticulares) e substância fundamental amorfa. Esta se assemelha ao plasma sanguíneo, constituída por uma pequena porcentagem de proteínas plasmáticas de baixo peso molecular, as quais passam através da parede dos capilares para os tecidos adjacentes, como resultado da pressão hidrostática do sangue. As muitas funções e classificações do conjuntivo dependem amplamente das propriedades da MEC, a qual predomina na estrutura tecidual.

7-O tecido cartilaginoso é um tipo de tecido conjuntivo, formado por células jovens denominadas condroblastos e as adultas condrócitos, responsáveis pela produção de fibras colágenas e de substância amorfa, conferindo resistência a esse tecido.

Sua classificação é analisada de acordo com o tipo e a quantidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com