TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CORROSÃO GALVÂNICA E PROTEÇÃO CATÓDICA

Por:   •  15/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.046 Palavras (9 Páginas)  •  454 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2]PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ

ESCOLA POLITÉCNICA

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

AMANDA N. BATISTA

ALLEX H. ALVES

ELITON CECCON

LAURA F. FARAH

WILLIAM S. CANFIELD

CORROSÃO GALVÂNICA

E

PROTEÇÃO CATÓDICA

CURITIBA

2016

AMANDA N. BATISTA

ALLEX H. ALVES

ELITON CECCON

LAURA FARAH

WILLIAM S. CANFIELD

TÍTULO DO RELATÓRIO

Relatório técnico apresentado na disciplina Ciência dos Materiais do Curso de Graduação em Engenharia Civil da Pontifícia Universidade Católica do Paraná como forma parcial de avaliação referente a 1a Parcial.

Orientador: Prof. Guilherme Stocco.

Curitiba, abril de 2016.

SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        2

1.1        SUBITEM        2

1.1.1        Sub subitem        2

2        OBJETIVOS        2

2.1        OBJETIVO GERAL        2

2.2        OBJETIVOS ESPECÍFICOS        2

3        PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL        2

3.1        MATERIAIS        2

3.2        METODOLOGIA        2

4        RESULTADOS E DISCUSSÃO        2

5        CONCLUSÕES        2

REFERÊNCIAS        2

ANEXO – MEMORIAL DE CÁLCULO        2

  1. Introdução

Entre os diversos tipos de meios corrosivos, há a corrosão galvânica, que se refere ao processo electroquimico, quando há contato elétrico entre metais diferentes, onde ambos se encontram na presença de um eletrólito, fazendo com que um metal corrói ao outro. A intensidade deste tipo de corrosão será proporcional à distância entre os valores dos materiais envolvidos na tabela de nobreza de materiais metálicos.(CALLISTER) 

  1.  CORROSÃO GALVÂNICA NA AGUA DO MAR

A corrosão galvânica também este presente na agua do mar e no ambiente marinho, e é importante porque o meio possui uma condutividade alta, para isso é apresentado diversos tipos de ensaios em solução aquosa de NaCl a 3%. A relação galvânica de metais em água do mar é mostrada na tabela de escala de nobreza de materiais metálicos em agua do mar (Figura 1). As condições de serviço podem ser diferentes devido a: composição da solução, concentração de soluto, agitação, aeração, temperatura e pureza dos metais, formação de produtos da corrosão e culturas biológicas, que resulta em diferentes séries galvânicas, onde se um par de metais desta lista estiver conectado eletricamente à água do mar, o metal que estiver em posição superior na tabela de escala de nobreza (Figura 1) será o ânodo e tenderá a dissolver-se como íons, isto é, será corroído. (CALLISTER)

[pic 3]

                                           (Figura 1)

  1.   PROTEÇÃO CATÓDICA

        Existem várias maneiras de reduzir e prevenir a corrosão galvânica na agua do mar e uma delas é através da proteção catódica que utiliza um ou mais ânodos de sacrifício construído num metal menos nobre que o metal que se deseja proteger.

       O MagnésioZinco,  Alumínio ou Cadmio são as ligas comumente usadas com a função de ânodos de sacrifício, porque esses metais possuem maior tendência a oxidação do que o metal que seria corroído. Também é um gerador de corrente continua, acoplado a um anodo inerte, onde cede elétrons para o metal a ser protegido, invertendo a corrente de corrosão. A proteção catódica é muito usada em navios, adutoras, gasodutos, oleodutos, também utilizada entre outros meios.

É possível verificar a proteção catódica que esta ocorrendo devido ao contato de dois metais ou ligas diferentes, havendo a formação de um par galvânico e a corrosão de um deles, devido à coloração que se forma em volta do metal, onde na presença de fenolftaleína produz uma coloração vermelha, por causa da formação de íons OH-, porem se um dos componentes for o ferro, e sofrer a reação anodica ou de oxirredução na presença de íons [Fe(CN)6]3-, a coloração será azul. Como mostra as reações a seguir:

       2H2 O + 2e– → H2 + 2OH– ou 2H2 O + O2+ 4e– → 4OH–

                                          (Coloração vermelha)

                           3Fe2+ + 2[Fe(CN)6]3- →  Fe3[Fe(CN)6]2

                                             (Coloração Azul)

  1. Objetivos

2.1 OBJETIVO GERAL

Analisar o processo de corrosão de um material em meio salino, e estudar comportamento da proteção catódica dos materiais Fe, Zn, Cu em meio aquoso salino, e como o fornecimento de energia interfere no processo.

  1. Objetivos Específicos

Os objetivos específicos do trabalho são:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (557.3 Kb)   docx (392.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com