TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Digestão Carboidrato

Por:   •  22/9/2022  •  Dissertação  •  261 Palavras (2 Páginas)  •  130 Visualizações

Página 1 de 2

 A digestão do carboidrato começa na boca por ação mecânica da mastigação e por ação química da amilase salivar. A amilase salivar é uma enzima que auxilia na hidrólise do amido em alfa-dextrina, maltotriose, maltose. A enzima amilase salivar ou ptialina ao chegar no estômago é inativada não havendo digestão química nele, no entanto há digestão mecânica com os movimentos peristálticos. No decorrer do processo, é então enviado receptores para o pâncreas no intuito de liberar o suco pancreático para a ação da enzima amilase pancreática no duodeno, com o propósito de continuar a quebra da alfa-dextrina, maltotriose em dissacarídeos, além da maltose. Depois disso, as enzimas na superfície das células da borda em escova vão ser responsáveis pela quebra dos dissacarídeos: maltase que vai hidrolisar a maltose em glicose+glicose; lactase: que hidrolisa a lactose em galactose+glicose; sacarase que hidrolisa a sacarose em frutose+glicose. E assim se formam os produtos finais: glicose, frutose e galactose.

A fim de transportar os produtos finais da digestão de carboidratos será necessário utilizar um transportador ativo como SGLT1 que atua no intestino delgado e são utilizados enterócitos para captar monossacarídeos provenientes da digestão a fim de transportar galactose e glicose, já a frutose passa pelo transportador GLUT-5 . Depois disso, os monossacarídeos passam a ser transportados pela membrana basolateral por difusão facilitada pela ação do GLUT-2 até alcançar a corrente sanguínea.

Os monossacarídeos de frutose e galactose são transformados em glicose pela ação de enzimas disponíveis como a glicose fosfatase que daí poderão ser fontes de energia ou armazenados como glicogênio no fígado ou nos músculos.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (26.6 Kb)   docx (6.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com