TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Extração e Caracterização do Amido

Por:   •  30/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  528 Palavras (3 Páginas)  •  1.092 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

O amido (amido extraído da parte subterrânea da planta) é a maior reserva de energia em todas as plantas, sendo abundante em sementes, raízes e tubérculos (MOURA, 2008 apud FENIMAN, 2004).

O amido encontra-se amplamente distribuído em diversas espécies vegetais como um carboidrato de reserva, sendo abundante em grãos de cereais, leguminosas, tubérculos e frutas imaturas ou verdes. Ele é também a fonte mais importante de carboidratos na alimentação humana, representando 80% a 90% de todos os polissacarídeos da dieta (DENARDIN, et al., 2009 apud LAJOLO & MENEZES, 2006; DENARDIN, et al., 2009 apud WHO/FAO, 1998).

O amido é composto por dois tipos de polímeros de glicose: a amilose e a amilopectina. A diferença principal entre estes é a ramificação da cadeia. Ambos possuem cadeias nas quais as unidades de glicose se unem mediante ligações (α1→ 4). Por sua vez, a amilopectina apresenta pontos de ramificação com ligações glicosídicas (α1→ 6). Tais ramificações são encontradas de 24 a 30 unidades de glicose na cadeia principal. (JUNIOR, 2008).

Parte Experimental

Foram utilizados:

Batata

Liquidificador

Filtro

Béquer

Água destilada

Lugol

Pipetas

Tubos

Bico de Bunsen

Tripé

Pinça de Madeira

Método:

Foi triturado uma batata descascada em um liquidificador com água destilada. Filtrou-se a solução, separando os sedimentos restantes da batata. Esperou-se o amido depositar no fundo do béquer e foi descartado o sobrenadante, ao restante do amido foi adicionado 200 ml de água.

1 - Em um tubo foi-se adicionado 2 ml da solução de amido e 2 gotas de lugol e agitou-se o tubo.

2- Levou o tubo contendo a reação em banho-maria até o período de tempo que a solução perde coloração.

3 - Após perder a coloração, resfriou-se a solução em água corrente.

Discussão

Parte Experimental – 1:

Ao ser adicionado 2 gotas de lugol a 2 ml de solução de amido a reação assumiu coloração azul intensa. Isto ocorre pois o Iodo é aprisionado dentro das hélices da amilose.

Parte Experimental – 2:

Reação perde coloração após algum tempo no banho-maria. Isto ocorre pois a cadeia se estende e o Iodo se desprende das hélices da amilose ou do arranjo da amilopectina, perdendo assim a cor.

Parte Experimental – 3:

Após a solução ser resfriada regressa a coloração inicial de azul intenso. Isto ocorre pois a cadeia retorna para sua formação original junto ao Iodo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (48.3 Kb)   docx (570.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com