TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância da prevenção e tratamento de doenças metabólicas ao longo da vida

Por:   •  3/6/2018  •  Ensaio  •  421 Palavras (2 Páginas)  •  1.024 Visualizações

Página 1 de 2

O artigo nos apresenta evidentes doenças que foram surgindo ao longo da vida dos idosos com o envelhecimento, fazendo com que as células entrassem em processo de degeneração. Quando ocorre a manifestação de diabetes mellitus e/ou hipertensão arterial, pode apresentar também a perda de audição nos idosos, e com isso trazer consequências irreversíveis, e agravar a qualidade de vida do idoso. Várias doenças têm sido atribuídas ao idoso e que pode comprometer o órgão auditivo, mas existe também o tratamento que pode influenciar diretamente na capacidade funcional dos mesmos. Podemos perceber ao ler o artigo, que o grupo de (DM) (HA) foram os que demonstraram maior perda auditiva. Estudos têm demonstrado forte relação entre inatividade física e presença de fatores de risco como diabetes mellitus, hipertensão arterial , resistência à insulina, diabetes, dislipidemia e obesidade.

Observa-se que a atividade física é de suma importância, pois se dá através do exercício contínuo, buscando equilibrar as condições atuais do corpo humano, prevenindo e tratando as doenças recebidas por herança genética, como por exemplo: diabetes, hipertensão e problemas cardiovasculares em geral.

A prática da atividade física auxilia a perda de peso em indivíduos com diabetes, melhorando o colesterol e pressão, e contribui para o bem estar físico, social e diminui ansiedade e riscos de depressão. Já é de conhecimento da maioria que a atividade física, feita de maneira regular e acompanhada por profissional, é o principal fator na prevenção de doenças no geral. Mesmo aqueles que já apresentaram tais doenças, a atividade física vai ajudar na evolução deste indivíduo.

A prática dos exercícios para diabéticos e hipertensos, pode auxiliar impedindo o avanço dessa doença que têm acometido um grande de pessoas ultimamente. As duas doenças diabetes mellitus e/ou hipertensão arterial não tem cura, mas tem tratamento e a atividade física está inclusa nesse tratamento. Para os diabéticos, a atividade física auxilia na captação da glicose, fazendo com que o uso de medicamentos seja reduzido. A atividade física ajuda a reduzir a pressão arterial, sendo grande aliada para prevenção dos hipertensos.

Enfim, a atividade física regular é tão importante ao ponto de poder prevenir a perda auditiva e controlar as doenças, já que o indivíduo ativo tem menores chances de adquirir Diabetes Mellitus e Hipertensão arterial

É indispensável a avaliação médica e acompanhamento de um profissional qualificado que irá estabelecer o treino correto para fortalecer a associação da atividade física com a promoção e recuperação da saúde.

Se considerarmos o exercício físico como um "medicamento" a ser utilizado pelo diabético, ele terá uma "dose ideal" para cada pessoa.

REFERÊNCIAS

https://brainly.com.br/tarefa/11779386

http://www.cpgls.pucgoias.edu.br/8mostra/Artigos/SAUDE%20E%20BIOLOGICAS/SINDROME%20METAB%C3%93LICA%20O%20MAL%20DA%20VIDA%20MODERNA.pdf

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (44.8 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com