TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Microbiologia Questões

Por:   •  17/5/2022  •  Exam  •  489 Palavras (2 Páginas)  •  117 Visualizações

Página 1 de 2

FEA - UNICAMP

TA918 – Microbiologia e Fermentações – Turma A Prova 1 (22/04/2020)

RA        Nome:         

Responda as questões abaixo (pode ser manuscrito ou digitado; pode consultar o material disponibilizado), salve o arquivo em PDF e envie-o até as 16:30 (tempo máximo para envio).

Questão 1 (5,0). A eficiência da produção de 2,3-butanodiol e acetoína (utilizados como aromatizantes nas indústrias de alimentos) a partir de melaço de cana de açúcar por Bacillus amyloliquefaciens está sendo avaliada em escala laboratorial pela sua equipe. Responda:

  1. Descreva as características morfológicas do B. amyloliquefaciens.
  2. Quais são as condições de pH, oxigênio e temperatura necessárias para produção de butanodiol e acetoína pelo B. amyloliquefaciens? Justifique a resposta.
  3. Para calcular o tempo de geração do B. amyloliquefaciens é necessário construir a curva de crescimento nas condições do ensaio. Explique como você faria para construir a curva de crescimento do micro-organismo?
  4. Sabendo-se que o sistema iniciou com 2,3x103 UFC/ mL e após 12 horas a contagem de B. amyloliquefaciens atingiu 5,7x107 UFC/ml, qual o tempo de geração (g) do micro-organismo?
  5. Após 3 dias de fermentação, apareceu um crescimento semelhante a algodão de coloração esverdeado na superfície do substrato. Qual seria o possível micro-organismo? Por que ele cresceu somente na superfície? Qual a possível fonte de contaminação (origem) do micro-organismo?
  6. Explique como você faria para descobrir qual seria o micro-organismo contaminante observado (item e)?

Questão 2. (2,0) Marque V para as afirmações verdadeiras e F para as falsas. Justifique as falsas.

  1. (        ) As espécies do gênero Streptomyces são importantes fungos filamentosos produtores de antibióticos como estreptomicina, cloranfenicol e eritromicina.
  2. (        ) O hipoclorito de sódio é um agente bacteriostático muito utilizado na desinfecção de superfícies de equipamentos e instalações industrias, com ótima ação contra vírus e esporos.
  3. (        ) Os esporos bacterianos e de fungos são formas resistentes às condições adversas do ambiente e sua função principal é a reprodução.
  4. (        ) A Salmonella é uma bactéria patogênica não fermentadora de lactose que pode contaminar alimentos e causar enfermidades vinculadas por estes.
  5. (        ) A capacidade de aumento atribuída ao óleo de imersão na microscopia, reside na diferença de velocidade que a luz atinge entre os meio (lâmina e óleo).
  6. (        ) A fase estacionária é caracterizada pela ausência de crescimento microbiano.
  7. ( ) A técnica de NMP é útil para determinar micro-organismos em baixa concentração, ou de difícil crescimento em meio sólido.
  8. ( ) Uma amostra de água apresentando ausências de coliformes totais e E. coli e contagem de micro-organismos heterotróficos de 4,1 x 103 UFC/ml é considerada potável segundo os padrões preconizados pelo Portaria 2.914 de 2011 do Ministério da Saúde.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (52.4 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com