TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Química Orgânica Experimental

Por:   •  16/7/2023  •  Trabalho acadêmico  •  813 Palavras (4 Páginas)  •  47 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2]

INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS PITANGA

QUÍMICA ORGÂNICA EXPERIMENTAL

Desidratação do açúcar

Poliane Genu de Souza Pereira

Pitanga, 18 de junho de 2023

  1. Introdução

A sacarose conhecida como o açúcar cristal ou açúcar de mesa, é formada por uma molécula de frutose e da glicose. A sacarose é um cristal que em temperatura ambiente se dissolve com água e tem sabor doce, muito encontrada nos vegetais, encontrada principalmente na cana de açúcar e na beterraba. A fórmula química de sacarosa C12H22O11, é formada através da condensação da glicose entre a frutose. A condensação é a união dessas duas moléculas perdendo uma molécula de água. A frutose e a glicose são carboidratos ou glicídios que se classificam como oses porque não sofrem hidrólise, já a sacarose pode sofrer hidrólise por isso é um osidio. Quando reage com a água a sacarose é um dissacarídeo pois formam duas moléculas oses que são a frutose e a glicose.

O ácido sulfúrico é um poderoso agente desidratante do açúcar, dos amidos e também da sacarose. É um ácido forte sendo, um líquido completamente incolor e muito corrosivo, e de muita importância na indústria química. A fórmula molecular de ácido sulfúrico H2SO4, é formado pelos elementos oxigênio, hidrogênio e enxofre. Estes átomos são unidos pela ligação covalente compartilhando elétrons, por ser um ácido forte, ele se ioniza com muita facilidade. Trata- se de uma substância muito corrida, não inflamável e higroscópica.

Carbono é um dos elementos mais importantes do universo e está presente nos seres vivos e nos principais ciclos biológicos. Pertence ao grupo 14, é um elemento não metálico com massa atómica 12 e número atômico (CO2), presente na atmosfera, também faz parte da fotossíntese, da respiração celular e 6. O carbono está muito presente em compostos orgânicos como em proteínas, no DNA,nos minerais combustíveis e no gás natural. Também é encontrado ligado ao oxigênio na composição do gás carbônico ciclos vitais.

Carboidratos são substâncias formadas por carbono, oxigênio e hidrogênio. Ou seja, é um hidrato de carbono com fórmula empírica molecular (CH20), o carboidrato possui amidos e açúcares como a glicose e a frutose. Possuem muitos grupos OH, sendo considerado um álcool, e formando através desses grupos ligações de hidrogênio uns com os outros e com a água. Possui abundantes moléculas na natureza chamadas de glicídios ou açúcares, que vão do açúcar que utilizamos no dia a dia para adoçar até a celulose presente nos vegetais.

  1. Objetivos

Compreender como ocorre a transformação do açúcar em carbono.

Materiais e Reagentes

  • Becker de 250 ml
  • Bastão de vidro
  • Espátula
  • Balança
  • Açúcar cristal de demerara - Ácido Sulfúrico
  1. Procedimento Experimental

Primeiramente pesou- se 30g de açúcar na balança, e adicionou se em um becker de 250 ml, em seguida dentro da capela foi adicionado ao açúcar 30 ml de ácido sulfúrico e com auxílio de um bastão de vidro misturou se bem os dois componentes. O procedimento foi realizado mais uma vez agora com 60 g de açúcar e 60 ml de ácido sulfúrico, logo após foi observado que a mistura foi ficando cada vez mais escura até ficar com coloração preta, e houve um crescimento da mesma, com cheiro forte e emissão de vapor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (236.4 Kb)   docx (665.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com