TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS REAÇÕES DE CARACTERIZAÇÃO DE CARBOIDRATOS

Por:   •  30/8/2021  •  Resenha  •  434 Palavras (2 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 2

DISCIPLINA: BIOQUÍMICA

PROFESSORA: IASMIM RIBEIRO DA COSTA

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA

TÍTULO DA AULA PRÁTICA: REAÇÕES DE CARACTERIZAÇÃO DE CARBOIDRATOS

1.Introdução

Os carboidratos ou hidratos de carbono são substâncias orgânicas, de formula geral (CH2O)n, constituídas por carbono, hidrogênio e oxigênio. Os carboidratos têm a capacidade de participar de várias reações como oxidação, redução esterificação, isomerização e capacidade de formar ligações glicosídicas.

2. Objetivo

Realizar as reações de caracterização de carboidratos com os reagentes de Moore e Benedict.

3. Metodologia

Os materiais utilizados foram 6 tubos de ensaio, pipetas, pipetas semiautomáticas, ponteiras descartáveis, glicose, lactose, sacarose, reagente de Moore e reagente de Benedict.

4. Resultados e Discussão

A primeira análise realizada seguiu o método de Benedict. Neste procedimento, preparou-se uma bateria de 3 tubos de ensaio, e em cada tubo foram adicionadas 1,0 ml das soluções de glicose, lactose e sacarose a 1%.

Em seguida foi adicionado 1,0 ml reagente de Benedict em cada tubo, e então todos foram aquecidos até a ebulição. Os resultados observados estão registrados na tabela a seguir:

Tubo Solução Observação

1 Glicose Formação de vermelho intenso

2 Lactose Formação de vermelho pálido

3 Sacarose Nenhuma mudança aparente

Em seguida, foi realizada a análise pelo método de Moore. Preparou-se outra bateria de 3 tubos de ensaio, de forma semelhante ao procedimento anterior, adicionando em cada tubo 1,0 ml das soluções de glicose, lactose, e sacarose, e um volume de 0,5 ml do reativo de Moore. Os tubos foram aquecidos até a ebulição. Os resultados observados estão registrados na tabela a seguir:

Tubo Solução Observação

1 Glicose Formação de amarelo

2 Lactose Formação de amarelo

3 Sacarose Nenhuma mudança aparente

O Reagente de Benedict e o Reagente de Moore são agentes oxidantes utilizados para detectar a presença de açúcares redutores.

O Reagente de Benedict consiste em uma solução de sulfato cúprico em meio alcalino, e sua coloração inicial é azul. Em presença de um agente redutor, após o aquecimento, tem -se o aparecimento de uma coloração avermelhada opaca e/ou intensa.

Já o Reagente de Moore consiste em NaOH (Hidróxido de sódio a 10%), e é incolor. Em presença de um agente redutor, após o aquecimento, tem -se o aparecimento de uma coloração amarelada.

Os sacarídeos com átomos de carbono anomérico que não formam glicosídeos são denominados açúcares redutores,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (41 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com