TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE ANTIOXIDANTE E PREVENÇÃO DE LESÃO HEPÁTICA EM RATOS

Por:   •  10/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  6.034 Palavras (25 Páginas)  •  412 Visualizações

Página 1 de 25

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS

DERICK MODENA

AVALIAÇÃO DO EFEITO DO EXTRATO AQUOSO DE Peumus boldus SOBRE ATIVIDADE ANTIOXIDANTE E PREVENÇÃO DE LESÃO HEPÁTICA EM RATOS

ALFENAS-MG

2017

RESUMO

O estresse oxidativo é conhecido como fator importante no processo de envelhecimento, alteração e morte celular. Consequentemente, é mediador de processos patológicos, como formação de tumores e desenvolvimento de doenças crônicas como o diabetes, doenças cardiovasculares, hepáticas e outras. O estresse oxidativo ocorre quando há excesso de agentes oxidantes no organismo. A maioria desses agentes reativos é derivado do metabolismo do oxigênio e são encontrados em todos os sistemas biológicos. Devido ao conhecimento crescente a respeito dos danos que o excesso desses reativos de oxigênio provoca à saúde, é crescente o interesse por medidas que diminuam ou evitem a formação excessiva desses compostos. Tem crescido o interesse por produtos naturais, pois há uma variedade de compostos que podem reduzir o nível de estresse oxidativo nesses produtos. Os benefícios desses produtos se devem a vários compostos fitoquímicos, incluindo os flavonoides, polifenóis e outras substâncias antioxidantes, que com sua ação redutora, possuem grande capacidade na reversão deste problema. O objetivo deste trabalho será determinar o teor de polifenóis totais, de flavonoides, e analisar a capacidade sequestrante do radical DPPH do extrato aquoso de Peumus boldus,conhecido popularmente como boldo do Chile,  além de verificar o efeito da ingestão do extrato em ratos normais e com a hepatite induzida por paracetamol. Para a obtenção do extrato será preparada uma infusão com 2 g de folhas secas de Peumus boldus em 150 mL de água fervente, por 10 minutos. A seguir será realizada a filtragem.

 O potencial antioxidante será avaliado in vitro através da capacidade sequestrante de radical DPPH. O teor de fenóis totais será determinado como descrito por Woisk e Salatino (1998). A determinação do teor de flavonoides será realizada de acordo com Katia et al. (2008). Para determinação do efeito hepatoprotetor do extrato serão utilizados ratos Wistar que terão a hepatite experimental induzida pelo medicamento paracetamol (3g.Kg-1). O extrato será administrado aos ratos por gavagem, diariamente, na dose de 2mL/Kg. A peroxidação hepática será avaliada e a função hepática será determinada através da atividade das enzimas AST, ALT. Também será avaliada a concentração de proteínas totais e albumina. Espera com este projeto elucidar o efeito da ingestão de boldo do Chile sobre o fígado. Isto é importante para a segurança do consumo humano visto que o chá de boldo é amplamente consumido na nossa população.

Palavras-chave: Flavonoides, Polifenóis, Medicamentos Fitoterápicos, Hepatite.

SUMÁRIO

1

INTRODUÇÃO        4

2        OBJETIVOS        5

2.1        Objetivos específicos        5

3        REFERENCIAL TEÓRICO        6

3.1        Identificação da planta        6

3.2        Dados Etnofarmacológico        6

3.3        Oxidações biológicas        8

3.3.1        Lipoperoxidação        9

3.4        Injúrias hepáticas induzidas por chás        10

3.5        Fígado e o sistema de biotransformação        10

3.6        Indicadores biológicos de injúria hepática        11

3.7        Injúria hepática por paracetamol        12

4        MATERIAL E MÉTODOS        13

4.1        Matéria-prima        13

4.2        Preparo da amostra        13

4.3        Determinação de fenólicos totais        13

4.4        Determinação quantitativa de flavonoides        13

4.5        Atividade antioxidante in vitro        14

4.5.1        Atividade sequestraste de radicais livres DPPH        14

4.6        Análises in vivo        14

4.6.1        Determinação dos marcadores de função hepática        15

4.6.1        Determinação da inibição da peroxidação de lipídeos        15

4.7        Análise estatística        15

5        JUSTIFICATIVA        17

6        RESULTADOS ESPERADOS        17

7        CRONOGRAMA DE ATIVIDADES        18

REFERÊNCIAS        19

INTRODUÇÃO

 Evidências recentes têm demonstrado que dietas com elevado conteúdo de vegetais, frutas e grãos podem reduzir o risco de inúmeras doenças. Vários autores têm associado os efeitos benéficos desses alimentos à presença de substâncias antioxidantes. A importância do estudo de agentes antioxidantes está relacionada à frequente associação entre danos teciduais e produção de espécies reativas de oxigênio tais como o radical superóxido (O2-), radical hidroxil (OH•) e peróxido de hidrogênio (H2O2), entre outras (CAROCHO; FEREIRA, 2013).

Os compostos fenólicos presentes em vegetais tem recebido considerável atenção por serem os principais componentes com atividade antioxidante, embora não sejam únicos.

Pertencentes ao gênero Peumus e à Família Monimiaceae, do Reino Plantae. Os Peumus boldus, mais conhecidos como boldo do Chile, tem sido muito utilizada na medicina popular. O chá de boldo do Chile possui diversos efeitos farmacológicos, como: efeitos anestésicos, anódinos, anti-helmínticos, anti-sépticos, antibacterianos, antifúngicos, antiinflamatórios, antimicrobianos, antioxidantes, calmante da pele, depurativos, desintoxicantes, digestivos, diuréticos, estimulantes, estimulantes biliar, estomáquicos, hepáticos, hepatoprotetores, hepatotônicos, hipnóticos, sedativos, soníferos suave, tônicos, vermífugos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.4 Kb)   pdf (349.3 Kb)   docx (40.1 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com