TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo do Artigo – Atividade antioxidante do Açaí

Por:   •  28/4/2018  •  Resenha  •  494 Palavras (2 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo do Artigo – Atividade antioxidante do Açaí

O açaí tem despertado tamanho interesse devido aos estudos terem apontado que doenças neurodegenerativas e câncer, por exemplo, podem ser associadas como fatores não desencadeantes das mesmas, devido à ação antioxidante contida principalmente neste composto químico chamado de flavonoides.

Para sermos mais exatos o fruto Euterpe Olaracea Mart., popularmente conhecido como açaí é rico em antocianinas que é uma classe dos flavonoides responsável pela coloração escura deste fruto. Além do aspecto antioxidante foram desenvolvidos estudos pertinentes à composição fisioquímica e nutricional do açaí. Dentre esses estudos os que mais se destacaram se refere ao estudo da Polpa liofilizada (ou seja, a polpa passou por um processo de desidratação em que o produto foi congelado sob vácuo e o gelo formado, sublimado), onde a propriedade observada foi o alto valor energético de 489 kcal para cada 100gr e já outro estudo apontou o açaí como inibidor de mediadores inflamatórios COX-1 e COX-2.

Percebeu-se em outros três estudos referentes à polpa a ação antioxidante, outro estudo apontou que o açaí regula atividade enzimática, modula os receptores de núcleo e a expressão gênica, além de efeito antiproliferativo celular (ou seja, não deixa que as células se proliferem). Outro estudo referente à polpa considerou como pertinente a analise da polpa 2% peso seco, tendo como resultado que o açaí é hipocolesterolêmico, ou seja, com baixo teor de colesterol.

E para finalizar tiveram dois estudos que se referiram ao óleo do açaí chegando à conclusão que o mesmo tem efeito antidiarreico e alta aplicabilidade na culinária, suplementos e na indústria cosmética.

Outro ponto importante deste artigo se refere ao entendimento sobre tema, é o entendimento sobre o conceito de radicais livres que são aquelas moléculas instáveis e que apresentam um elétron que tende a se associar de maneira rápida a outras moléculas de carga positiva com as quais pode reagir ou oxidar. Já podemos conceituar o stress oxidativo como uma condição biológica em que ocorre desequilíbrio entre a produção de espécies reativas de oxigénio e a sua desintoxicação através de sistemas biológicos que as removam ou reparem os danos por elas causados e finalmente os antioxidantes como substâncias capazes de atrasar ou inibir a oxidação de um substrato oxidável, tendo como papel principal proteger as células sadias do organismo contra a ação oxidante dos radicais livres.

O açaí provem da região amazônica, tendo sido basicamente difundido posteriormente após a década de noventa, sendo consumido basicamente in natura, tendo ganhado adeptos principalmente por esportistas e praticantes de atividade física. Pode-se desta forma, apontar que os estudos concluíram que o efeito antioxidante do fruto açaí é conforme citado anteriormente basicamente é derivado da antocianina, e que os estudos pertinentes a utilização deste fruto no combate a doenças como câncer e doenças cardiovasculares estão apenas sendo iniciadas, pois, o fruto também tem outras características marcantes como propriedades dos polifenóis, vitamina C e a ação oxidante como resultado de diferentes composto químicos em sinergia que proporcionam este excelente resultado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (40.2 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com