TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Adsorção de Azul de Metileno no Endocarpo de Acrocomia Aculeata

Por:   •  2/5/2017  •  Projeto de pesquisa  •  745 Palavras (3 Páginas)  •  503 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]Projeto: Ensino baseado em investigação - iniciação científica no ensino médio integrado ao técnico

Adsorção de azul de metileno em endocarpo da Bocaiuva (Acrocomia aculeata)

Amanda Emilie Olivi

Jeane Gabriele Miranda Souza

Jefferson Leite Fernandes

Leandro Pereira de Souza

Alunos do 3 ano do Curso Técnico em Agropecuária integrado ao Ensino Médio

Orientador: Prof. Danilo Morais Itokagi – danilo.itokagi@cas.ifmt.edu.br

Coordenadora: Profa. Dra. Rita de Cássia Pereira Borges

                Instituto Federal de Mato Grosso – Campus Cáceres

Avenida dos Ramires s/n., Distrito Industrial

Categoria: Incentivo à Pesquisa

INTRODUÇÃO

Nas últimas décadas, os problemas ambientais têm se tornado mais críticos e frequentes, devido ao desmedido crescimento populacional e ao aumento da atividade industrial. Dentro dessa atividade, o setor têxtil vem exercendo importante posição no cenário da economia brasileira visto a grande escala em sua produção; contudo, também é significativo o grande volume de efluentes gerado por este setor. Um dos principais problemas encontrados neste setor está na remoção dos corantes sintéticos de seus efluentes, principalmente na água, e dentre esses corantes se encontra o azul de metileno, um corante catiônico muito empregado na indústria têxtil no tingimento de tecidos.

Para diminuir os efeitos dentre os métodos de tratamento, a adsorção tem se destacado como uma técnica de separação por ser um processo de alta seletividade e vem sendo muito empregado no tratamento desses efluentes corados devido ao seu baixo custo e facilidade de operação; esta técnica se b1aseia na remoção desses contaminantes pela interação entre o corante com algum material adsorvente (Gonçalves et al., 2007).

A Bocaiuva, fruta encontrada em todo o país, é utilizada no âmbito doméstico e muitas vezes é utilizada para extração do óleo que é usado como óleo de cozinha, hidratante capilar e combustível para geração de energia, podendo servir também como adsorvente de compostos por possuir alto teor de material carbonáceo.

Diante disso, o exposto trabalho tem como objetivo investigar os efeitos da adsorção do corante catiônico de azul de metileno utilizando, como material adsorvente, o endocarpo moído da bocaiuva (Acrocomia Aculeata) provinda da região de Cáceres-MT. E assim saber a respeito da capacidade de adsorção de material adsorvente obtido a partir do endocarpo da Acrocomia Aculeata, coletado na região de Cáceres-MT.

DESENVOLVIMENTO

 Em suma, o endocarpo de bocaiuva, um material lenhoso, sofrerá redução do tamanho de partícula através dos processos de prensagem e moagem. Após a separação granulométrica, a fração que apresentar maior quantidade de material será selecionada nos experimentos de adsorção.  

As soluções padrões do corante serão preparadas em água destilada. As determinações de azul de metileno (AM) serão realizadas através do uso de Espectofotômetro na região do UV-Vis, após obtenção das curvas analíticas com os coeficientes R²≥0,99 que relacionam a absorbância do AM em 664 nm com os valores de concentração.

Nos experimentos, uma certa quantidade de adsorvente será colocada em um erlenmeyer de 125 mL e um certo volume de solução aquosa de AM com concentração inicial conhecida será adicionado. Esta mistura será submetida a agitação em uma mesa agitadora orbital por um determinado tempo e em seguida será realizada a filtração. A fração filtrada será coletada e analisada para determinação da concentração de azul de metileno remanescente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (142.5 Kb)   docx (20.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com