TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Anatomia

Por:   •  5/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  416 Palavras (2 Páginas)  •  910 Visualizações

Página 1 de 2

ATIVIDADE DE FISIOLOGIA

DATA DE ENTREGA: 18/04/2015

Obs.: O trabalho deverá ser em grupos de no mínimo três (03) e no máximo seis pessoas (06).

PARTE A – Como foi mencionado em aula, nas membranas celulares existem diferentes tipos de proteínas inseridas com diversas funções. Dentre estas, existem algumas proteínas que atuam como proteínas receptoras. Em relação aos receptores proteicos realize as seguintes atividades:

a) Esquematizar um receptor ionotrópico e explicar o seu funcionamento.

b) Esquematizar um receptor metabotrópico e explicar o seu funcionamento. Neste tipo de receptor não se pode deixar de mencionar a Proteína G, sua estrutura e funcionamento.

PARTE B – Todas as células do organismo humano possuem uma diferença de potencial elétrico entre as faces interna e externa da membrana plasmática. Nas células nervosas, essa diferença é denominada potencial de repouso, pois um estímulo é capaz de desencadear uma fase de despolarização seguida de outra de repolarização e hiperpolarização; após isso, a situação de repouso se reestabelece.

A alteração de polaridade na membrana dessas células é chamada de potencial de ação que, repetindo-se ao longo dos axônios, forma o mecanismo responsável pela propagação do impulso nervoso. O gráfico abaixo mostra a formação do potencial de ação.[pic 1]

[pic 2]

Em relação ao texto acima e com base no gráfico realize as seguintes atividades:

a) Descreva os movimentos iônicos responsáveis pelo potencial de repouso, mencionando os canais mais envolvidos neste processo e o íon mais importante.

b) Escreva no gráfico onde estão ocorrendo os seguintes eventos e situações: potencial de repouso, limiar, despolarização, inversão completa da polaridade, repolarização, hiperpolarização e retorno ao estado de potencial de repouso.

c) Descreva todos os eventos iônicos ocorridos desde o local do estímulo responsável pelo processo de despolarização, repolarização, hiperpolarização e retorno ao estado repouso da membrana dos neurônios.

a) Descreva os movimentos iônicos responsáveis pela despolarização e a inversão de polaridade no potencial de ação, mencionando os canais mais envolvidos neste processo e o íon mais importante.

PARTE C – O sistema de comunicação comumente conhecida entre dois neurônios é a sinapse. No organismo humano existem dois tipos de sinapses: a sinapse química em que existe um espaço entre os neurônios e a comunicação é mediada por substâncias químicas conhecidas como neurotransmissores e a sinapse elétrica quando há contato direto entre dois neurônios. No interior das sinapses químicas ocorre a liberação de substâncias químicas chamadas neurotransmissores para realizar este tipo de comunicação ou neurotransmissão. Sendo assim, esquematize uma sinapse química entre dois neurônios, mencionando todas as estruturas envolvidas e todo o sistema de neurotransmissão química.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (121.2 Kb)   docx (22.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com