TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Comparativa de Manuel Bandeira e Carlos Drummond de Andrade

Por:   •  14/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.093 Palavras (5 Páginas)  •  452 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

CENTRO DE TECNOLOGIA

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL

QUALIDADE DA ÁGUA

RELATÓRIO

DQO

NATAL-RN / 2015


SUMÁRIO

1

INTRODUÇÃO...............................................................................................................

2

2

OBJETIVOS....................................................................................................................

3

3

MATERIAIS E MÉTODOS...............................................................................................

4

3.1

MATERIAIS E SOLUÇÕES UTILIZADOS...........................................................................

4

3.2

PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL...............................................................................

4

3.2.1

CUIDADOS COM A CONTAMINAÇÃO DA AMOSTRA.................................................

4

3.2.2

PROCEDIMENTO....................................................................................................

5

3.2.3

MEDIÇÃO DA CONDUTIVIDADE.................................................................................

5

3.2.4

CÁLCULO DA DQO........................................................................................................

5

4

RESULTADOS E DISCUSSÕES ........................................................................................

7

5

CONCLUSÃO................................................................................................................

8

REFERÊNCIAS................................................................................................................

9


1 – INTRODUÇÃO

A Demanda Química de Oxigênio, identificada pela sigla DQO, avalia a quantidade de oxigênio dissolvido (OD) consumido em meio ácido que leva à degradação de matéria orgânica, sendo essa biodegradável ou não. É neste ponto que ela se diferencia da Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO), onde é medida a quantidade de oxigênio necessária para ocorrer a oxidação da matéria orgânica biodegradável.


A resistência de substâncias aos ataques biológicos levou à necessidade de fazer uso de produtos químicos, sendo a matéria orgânica nesse caso oxidada mediante um oxidante químico. Esse método é mais rápido que o da DBO, tem duração de 2 a 3 horas enquanto que o outro equivale ao tempo de cinco dias. A DQO é muito importante no controle de efluentes industriais.


Em geral, é usado nesse método o bicromato de potássio a quente, e para águas destinadas ao abastecimento público utiliza-se o permanganato de potássio.


2 – OBJETIVOS

Este experimento teve como os principais objetivos: verificar a teoria adquirida anteriormente sobre a análise de DQO em laboratório e constatar as limitações que devem ser consideradas ao se interpretar um resultado analítico.


3 – MATERIAIS E MÉTODOS

3.1 MATERIAIS E SOLUÇÕES UTILIZADOS

  • Pipeta;
  • Tubos de digestão;
  • Estante para tubo de DQO;
  • Bureta;
  • Frasco conta gotas para ferroína;
  • Erlenmeyer;
  • Solução de digestão de Dicromato de Potássio - 0,035 M: Dissolver 10,216 g de dicromato de potássio (K2Cr2O7), seco a 103ºC durante 2 horas, e 33,3 g de sulfato de mercúrio em 500 mL de água deionizada. A esta solução adicionar 167 mL de ácido sulfúrico concentrado, com cuidado e sob resfriamento. Dissolver e esfriar a temperatura ambiente. Transferir para um balão volumétrico e diluir para 1000 mL em água deionizada. Misturar bem.
  • Solução Catalisadora: Pesar 5g de Sulfato de prata, colocar num frasco escuro. Em seguida, medir em uma proveta de vidro 500ml de H2SO4 e junte ao Sulfato de prata no frasco escuro. Deixar em repouso por 24 horas antes de usar.
  • Solução Padrão de Sulfato Ferroso Amoniacal - 0,025 N (0,025 M): Dissolver 9,8 g de sulfato ferroso amoniacal hexahidratado em aproximadamente 80 mL de água deionizada. Adicionar 20 mL de ácido sulfúrico concentrado, esfriar e transferir para um balão volumétrico de 1000 mL e completar o volume com água deionizada. Misturar bem.
  • Solução Indicadora de Ferroína: Dissolver 1,485 g de 1,10 fenantrolina monohidratada e 0,695 g de sulfato ferroso heptahidratado (FeSO4.7H2O) e diluir para 100 mL em água deionizada.
  • Solução de Ácido Sulfúrico 20%: Diluir 200 mL de ácido sulfúrico P.A. e transferir para o balão volumétrico de 1000 mL com 500 mL de água deionizada. Completar o volume, homogeneizar e transferir para frasco de reagente adequado.

3.2 PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

        3.2.1 CUIDADOS COM A CONTAMINAÇÃO DA AMOSTRA

  • Foi lavado previamente os tubos e tampas com ácido sulfúrico 20% antes de usá-los pela primeira vez para evitar eventuais contaminações.

3.2.2 PROCEDIMENTO

A DQO foi determinada utilizando-se o Método Titulométrico - Refluxo Fechado do Standard Methods (APHA, 1998). Em um tubo foram colocados 1,5 mL da solução digestora; 2,5 mL da amostra e 3,5 mL da solução catalisadora. A mistura foi levada a um bloco de digestão a 150°C por 2 horas e ao final deste processo as amostras foram retiradas e submetidas ao resfriamento. Em seguida, a mistura foi transferida para um erlenmeyer de 125 mL, a esta foi adicionada três gotas de solução indicadora de ferroína, e titulada com Sulfato Ferroso Amoniacal (SFA) em solução, até atingir o ponto de viragem em que foi percebida a cor castanha. A prova padrão foi preparada utilizando-se 3,5 mL de ácido sulfúrico, com agitação contínua, até esfriar. Em seguida foi titulada com a solução de SFA. Logo com a diferença de volume dessas amostras foi determinado a DQO através da equação 1.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (181.6 Kb)   docx (80.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com