TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Leitura Estatua Carlos Drummond Andrade

Por:   •  29/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  470 Palavras (2 Páginas)  •  737 Visualizações

Página 1 de 2

QUESTÃO

“A estátua a seguir é do poeta Carlos Drummond de Andrade (Copacabana/RJ). A imagem 1 tem apresentação original e a imagem 2 tem a alteração feita à época do lançamento do livro “Quando é dia de futebol”. Faça uma leitura das duas imagens, verificando os dois planos do texto não verbal: conteúdo e expressão, sabendo que o plano do conteúdo relaciona-se com o fator cultural e o plano de expressão baseia-se em criação de categorias

opostas.”

IMAGEM 1

Observa-se nesta a estatua do notório poeta Carlos Drummond de Andrade, onde o plano do conteúdo é encenado pela harmonia entre a calçada, a areia, mar e o morro do Pão de Açúcar; de forma natural a silhueta do poeta encarnada pelo bronze confunde-se com a de um homem qualquer que poderia estar ali sentado, pois é notável a naturalidade da pose e serenidade com que o Poeta contempla a cidade. É possível dizer que a mensagem que a estatua ambiciona transmitir - de forma não verbal - é a de naturalidade e rotina; como se o poeta nunca tivesse saído da orla próxima a uma de suas residências.

Tendo em mente que o plano da expressão é a maneira pelo qual o conteúdo se manifesta, vemos que, a estatua tem muito a dizer apenas pelo fato de dar as costas ao mar. Estaria a estatua incorporando o famoso verso “No mar estava escrita uma cidade”, enquanto contemplativo, o poeta observa a agitada cidade do Rio de Janeiro? Em contra-partida pode-se ler na estatua que o pesar expresso no rosto de Drummond deve-se pelo fato de que o mesmo esta com o rosto apontando para sua cidade natal, Itabira/MG. Logo se tem em mente o verso: “Itabira é apenas uma fotografia na parede, mas como dói!”.

Conclui-se que, sob o contexto da leitura não verbal da estatua, esta nítido a ligação entre o plano do conteúdo e o plano da expressão, pois o plano do conteúdo - o significado que a estatua transmite – representa-se pelo plano da expressão através das cores, posição, e linhas da estatua.

IMAGEM 2

Nota-se de imediato que nesta imagem a estatua de Drummond adota um tema festivo, quase carnavalesco. O craque da poesia posa com a camisa de numero 10 e mais brasileiro do que nunca ofusca os livros que tem apoiado nas mãos, mesmo quando estes é que deveriam ser os grandes astros. Não é possível dizer se a campanha publicitária obteve sucesso, mas as ações da mesma transformaram radicalmente a analise que temos da estatua.

A síntese entre os planos da expressão e conteúdo agora nos trás nitidamente a cultura brasileira, pois é sabida a paixão da nação pelo futebol. Ao mesmo tempo expressão severa de Drummond, como em um toque de mágica, torna-se mais receptível. Como se o Poeta convida-se quem esta passando para sentar-se ao seu lado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (55.1 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com