TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Definições de Bioquímica

Por:   •  19/10/2021  •  Exam  •  522 Palavras (3 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 3

a) Fase de investimentos, fora da mitocôndria

A fase de investimento é composta por 5 etapas de reações, são elas:

• A glicose é fosforilada formando glicose-6P, nessa etapa após entrar na célula, a glicose é imediatamente FOSFORILADA no carbono 6, tornando-se glicose-6-fosfato (glicose-6P ou G6P). Essa é uma reação irreversível, pois seu ΔG é bastante negativo. A fosforilação da glicose é a primeira reação da via glicolítica e uma das mais importantes dessa via. Quem fornece o fosfato para essa reação é o ATP, que é hidrolisado a adenosina difosfato (ADP). O ATP não está sozinho nessa reação: ele forma um complexo com o Mg++ (magnésio), formando ATP-Mg++;

• A glicose-6P é isomerizada a frutose-6Pa A reação 2 da glicólise é uma reação de isomerização que transforma a glicose-6P em frutose-6-fosfato (frutose-6P ou F6P). A enzima que catalisa essa reação é a fosfoglicose-isomerase, uma enzima dimérica. Cada monômero contém dois domínios de tamanhos diferentes;

• A frutose-6P é fosforilada novamente, nessa reação, a frutose-6P será fosforilada novamente e receberá o fosfato no carbono 1, formando frutose-1,6- bifosfato (frutose-1,6-biP, F1,6biP ou FBP). Essa reação é catalisada pela enzima fosfofrutoquinase ou PFK1. Essa é a segunda reação irreversível da via. Seu G0 mostra que nessa reação existe uma considerável liberação de energia;

• A frutose-1,6biP é quebrada em DHAP+CAL3P, até este momento da glicólise, a glicose só estava ganhando energia ao ser fosforilada. Agora ela fi cou pronta para ser quebrada, gerando duas moléculas menores. É nessa reação (R4) que a molécula de 6 carbonos (6C) finalmente é quebrada, gerando duas moléculas de 3 carbonos (3C). A clivagem da molécula de frutose1,6-biP gera o gliceraldeído-3- fosfato (ou G3P) e a dihidroxicetona-P (ou DHCP), um ALDOL. Por isso, o nome da enzima é aldolase.

• Dihidroxicetona-P é convertida a gliceraldeído-P, a DHCP formada na reação anterior será agora convertida também em G3P, pela ação de uma enzima chamada triose-fosfato isomerase. Então, há um G3P formado na R4 e outro G3P formado na R5. Ao final da R5, teremos duas moléculas de G3.

b) Ciclo de Krebs, dentro da mitocôndria

O ciclo de Krebs se inicia com a descarbolixilação oxidativa do piruvato. Essa reação corresponde a retirada de um CO2 do piruvato, gerando a formação do Acetil-CoA. Essa primeira reação produz NADH.

As primeiras etapas desse ciclo consistem na catalisação do acetil-CoA para oxaloacetato formando o citrato e liberando a Coenzima A.

Nas próximas etapas ocorrem oxidação e descarboxilação originando cetoglutarato. Nessas próximas etapas também é liberado CO2 e se forma NADH++H+.

Em seguida o cetoglutarato passa por uma reação de descarboxilação oxidativa, catalisada por um complexo enzimático. Essas reações formarão ácido succíneo, NADH+ e uma molécula de GTP.

Após isso o acído cuccínico é oxidado a ácido fumárico cuja coenzima é o FAD. Assim será formado FADH2

Para finalizar o ciclo o ácido fumárico é hidratado e forma malato. Esse ácido sofre oxidação formando enfim o ácido oxaloacético.

c)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (44.3 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com