TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Diabetes Mellitus

Por:   •  21/10/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  857 Palavras (4 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 4

Diabetes Mellitus

1. Conceituar Diabetes Mellitus

A Diabetes Mellitus, comumente conhecido como diabetes, é uma doença metabólica crônica caracterizada por níveis elevados de glicose / açúcar no sangue. Isso ocorre porque a insulina (o hormônio que transporta a glicose do sangue para as células) não é produzida ou não funciona adequadamente, fazendo com que o açúcar se acumule no sangue em vez de ser consumido nas células do corpo. A insulina é um hormônio produzido no pâncreas e é responsável pela digestão do açúcar na dieta. Como resultado desse processo, o alimento é convertido em energia, e o acúmulo dessa energia nas células é essencial para a manutenção das funções do corpo - sejam imediatas ou para reservas futuras.


2. Explicar a fisiopatologia do DM tipo 1 e do DM tipo 2

A DM tipo 1 é uma doença autoimune, que está relacionada ao aparecimento de autoanticorpos contra epítopos de células β das ilhotas pancreáticas, que aparecem antes dos sintomas e têm forte predisposição genética. A diabetes tipo 1 é genética e a incidência é maior entre parentes de primeiro grau. Todos os fatores genéticos identificados até agora podem explicar aproximadamente 80% da herança, toxinas e nutrientes do DM. Os fatores ambientais parecem desempenhar um papel importante na patogénese dela, podendo ser por vírus, toxinas e nutrientes. Como a diabetes tipo 1 é uma doença autoimune, a autoimunidade também pode envolver outros órgãos. Vários estudos tentaram fazer a prevenção primária da diabetes tipo 1 através da modificação da dieta, através de enriquecimento em ácidos ómega-3 ou tratamento com insulina , antes do aparecimento dos autoanticorpos anti-ilhéus. Contudo, em nenhum deles foi demonstrada uma evidência de sucesso.

A DM 2 tem uma forte influência genético, mas o maior risco de adquirir diabetes tipo 2 geralmente acontece quando as pessoas são expostas a certas condições ambientais, como a mudança na alimentação (consumo exagerado de calorias) e a falta de atividades físicas (ampliação do sedentarismo), que faz com que aumente a gordura corporal do indivíduo. Na fisiopatologia da DM 2, a resposta do corpo à atuação da insulina muda, e geralmente está ligada a outras doenças que se relacionam a obstinação à insulina, como por exemplo a hipertensão arterial, obesidade central, aceleração da aterosclerose, entre outras. É recomendado que todas as pessoas com risco de desenvolver diabetes tipo 2 melhore seus os hábitos alimentares e pratique mais atividades físicas.


3. Descrever diferenças clínicas

A maior diferença clínica entre a DM 1 e a DM 2 é que o diabetes tipo 1 é uma doença automática que faz com o que pâncreas pare de produzir insulina definitivamente, já na diabetes tipo 2, ainda é produzida a insulina, no entanto não é produzido em quantidade  suficiente  e não pode ser totalmente metabolizada pelo corpo em decorrência da resistência à insulina que ocorre nos músculos e órgãos. Desse modo, a principal discrepância entre as duas DM é o causador da doença. A diabetes tipo 1 é uma doença onde o metabolismo do próprio indivíduo agride as células produtoras de insulina, já na diabetes tipo 2, existe uma grande influência genética agravada pela obesidade e sedentarismo.


4. Conceituar Síndrome metabólica

A síndrome metabólica é um transtorno complexo representado por um grupo de fatores de risco cardiovascular que geralmente está relacionado à deposição central de gordura e resistência à insulina. É caracterizada pela presença simultânea dos seguintes três fatores no mesmo indivíduo: dislipidemia, diabetes tipo 2 ou intolerância à glicose, hipertensão arterial e sobrepeso ou obesidade. Essa síndrome também é chamada de resistência à insulina, e é a doença metabólica mais comum atualmente e a principal causa de eventos cardiovasculares. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (62.2 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com