TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Propriedades da Água

Por:   •  5/6/2022  •  Dissertação  •  853 Palavras (4 Páginas)  •  105 Visualizações

Página 1 de 4

Propriedades da Água

A terra é o único planeta onde existe água em forma líquida, segundo conhecimentos atuais, facilitando assim a sobrevivência. São existentes dois tipos de água no plante terra a água doce e a água salgada, contudo, somente a água doce é própria para o consumo e a maior parte se encontra congelada. Além desse fator há outro que impede o consumo de água pelos seres vivos, é a sua potabilidade. Para ser consumida é exigido que haja patrões de componentes que são encontrados na água e para que isso seja padronizado existem os tratamentos de água que são feitos antes de serem direcionados para as residências e comércios, e após sua utilização são encaminhadas para outro tratamento para que ela seja reutilizada para outros fins.

Além disso a água por si possui um ciclo, sabendo disso podemos concluir que a água que os dinossauros bebiam e a água que hoje também bebemos. E apesar da existência do ciclo hídrico é necessário que seja evitado o desperdício e a poluição já que ela pode acabar um dia faltando.

 A água é a substância mais abundante no sistema dos seres vivos, sendo ela de extrema importância para o funcionamento do organismo com isso, e devido a outros fatores pode-se dizer que sem água não existiria vida. Podemos perceber que há água no nosso organismo devido a nossa transpiração, a urina e as lagrimas.

São existentes três estados físicos no qual a água pode ser encontrada, são eles: sólido, líquido e gasoso. Quando a água muda de um estado físico para outro essas mudanças recebem nomes específicos. Na VAPORIZAÇÃO a água passa do estado líquido para o gasoso que podem ocorrer através de dois processos; a ebulição é quando a água atingi 100oC e se transforma em vapor, já na evaporação ocorre de forma mais lenta um exemplo são roupas que foram lavadas e colocadas expostas ao sol para secar. SOLIDIFICAÇÃO é quando há a transformação do líquido para o sólido ocorrendo assim que atingi 0oC, um exemplo são quando colocado água para congelar no freezer da geladeira. CONDENSAÇÃO é a passagem do estado gasoso para o líquido, ocorrendo na formação das chuvas. FUSÃO é a passagem do sólido para o líquido, um exemplo é quando retiramos a água congelada do freezer e colocamos ela exposta a temperatura ambiente. SUBLIMAÇÃO transformação do estado gasoso para o sólido ou vice-versa, esse processo é geralmente realizado em laboratórios.

        A água é composta por um átomo de oxigênio e dois de hidrogênio, formando o que conhecemos por H2O, eles se ligam através de ligações covalentes se tornando uma molécula apolar. Devido a essas características da molécula da água influenciam várias propriedades químicas e físicas da água, como tensão superficial, solubilidade, densidade, calor especifico, calor latente, viscosidade, capacidade térmica, flutuação e transporte.

  • CALOR ESPECIFICO

A água possui um calor especifico, significa que ela pode aumentar ou diminuir a temperatura sem mudar seu estado físico.

  • CALOR LATENTE

É a quantidade de calor necessária para que ocorra a mudança do estado físico, o calor latente da vaporização e da fusão da água são muito elevados fazendo com que ela não evapore ou congele rapidamente.

  • CAPACIDADE TÉRMICA

Exemplo: Ao colocar um papel na água quente ele não se queima, isso ocorre porque a água tem a capacidade de absorver o calor do papel para ela mesma.

  • DENSIDADE

A água é a única substância que apresenta uma densidade maior quando está no seu estado líquido, isso se deve as suas ligações de hidrogênio entre as suas moléculas. Sendo que ocorre sua variação quando sua temperatura diminui, por isso o gelo flutua na superfície da água.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (60 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com