TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Prática Supervisionada Apresentado ao Instituto de Ciências da saúde da Universidade Paulista

Por:   •  11/4/2017  •  Projeto de pesquisa  •  2.747 Palavras (11 Páginas)  •  595 Visualizações

Página 1 de 11

                            UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE - ICS

BIOMEDICINA

MÉTODOS ANALÍTICOS

Viviane Oliveira Leite Do Nascimento

RA : C58ehh-5

        Campinas – SP

2017

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE - ICS

                                                  BIOMEDICINA

Atividade Prática Supervisionada apresentado ao Instituto de Ciências da saúde da Universidade Paulista – UNIP, como requisito parcial para aprovação na disciplina de Biomedicina.

        

Docente: Dimas José Campiolo

                                                        Campinas– SP

2017

RESUMO

Nesse trabalho mostraremos que novas tecnologias tem sido constantemente desenvolvidas e disponibilizadas ao laboratório clínicos.Métodos analíticos atuais são mais padronizados e mais confiáveis utilizando sistemas analíticos fechados e equipamentos dedicados .

Palavras-chave: métodos analíticos

ABSTRACT

In this work we will show that new technologies have been constantly developed and made available to the clinical laboratory. Current analytical methods are more standardized and more reliable using closed analytical systems and dedicated equipment.

Descriptos: Analytical methods

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO

1.1 OBJETIVOS

  1. ESPECTROFOTOMIA                                                                                                                                 
  2. FOTOMETRIA DE CHAMA
  3. ELETRODO IONS SELETIVO
  4. QUIMILUNESCÊNCIA

5.1ELETROQUIMIOLUMINESCÊNCIA

  1. ENSAIO IMUNOEZINATICO
  1. MARCADORES TUMORAIS
  2.  DROGAS TERAPÊUTICAS
  1. NEFELOMETRIA E TURBIDIMETRIA 
  2.  FLUORIMETRIA
  3. ELETROFORESE
  4. CROMATOGRAFIA GASOSA
  5. CONCLUSÃO

                                                                         

  1. INTRODUÇÃO

A partir do estudo são apresentados métodos analíticos adaptados que envolvem em uma rotina de laboratório. Esse trabalho dispõe adaptações e implementação de métodos conhecidos.

  1. OBJETIVOS

O objetivo desse trabalho é mostrar alguns métodos analíticos e técnicas laboratoriais.

  1. ESPECTROFOTOMETRIA    

Pode ser definida como toda técnica analítica que usa a luz para medir as concentrações das soluções, através da interação da luz com a matéria.

Reações colorimétricas e cinéticas com ou sem coenzimas em equipamentos

semi-automatizadas, automatizados e manuais.Nas reações colorimétricas, o produto formado tem uma cor e a intensidade dessa cor pode ser medida através de leitura de uma faixa específica, o espectro.Esse tipo de reação colorimétrica é amplamente utilizado com as metodologias cinéticas, ou seja, a velocidade da formação de um produto é medida por intervalo de tempo.Uma molécula orgânica que se liga á uma enzima para ativar a reação química é chamada de coenzima. As coenzimas podem ou não ser utilizadas como substratos nas reações químicas, utilizadas nas técnicas laboratoriais. As coenzimas podem ser adicionadas aos testes para favorecer o aumento da velocidade, por exemplo, em uma reação do tipo cinética e conseqüente diminuição do tempo.

As análises colorimétricas consistem em uma metodologia química analítica que mensura a intensidade de luz emitida por um determinado reagente indicando a concentração de determinada molécula ou partícula, ou seja, o reagente somado a molécula se torna colorido e essa intensidade de cor é capturada pelo equipamento. Tal análise é realizada utilizando-se um equipamento conhecido como espectrofotômetro.

[pic 1]

Campos elétricos e magnéticos oscilantes

3. FOTOMETRIA  DE CHAMA

A fotometria de chama é a mais simples das técnicas analíticas baseadas em espectroscopia atômica. Apesar da simplicidade da técnicas diversos conceitos importantes estão envolvidos no desenvolvimento de experimentos usando a fotometria de chama, desde os princípios de espectroscopia ate a estastiisticas no tratamento de dados, passando por preparo de amostra e eliminação de interferências .  a amostra contendo cátions metálicos é inserida em uma chama e analisada pela quantidade de radiação emitida pelas espécies atômicas ou iônicas excitadas. Os de uma chama, geram espécies excitadas que, ao retornarem para o estado fundamental, elementos, ao receberem energia liberam parte da energia recebida na forma de radiação, em comprimentos de onda característicos para cada elemento químico .

[pic 2]

[pic 3]

4.  Eletrodo íons seletivos

São eletrodos de membrana que respondem seletivamente a alguns íons em presença de outros. Um eletrodo de íon seletivo mede o potencial de um especifico em solução. Por exemplo, o eletrodo de PH é um eletrodo de íon seletivo para o íon hidrogênio. Ele é composto por um medidor, uma sonda e vários elementos  descartáveis usados para ajustes no pH ou concentrações iônicas. Um eletrodo de íons seletivo e composto por uma membrana, usualmente anexada ao fundo de um tubo que contem um eletrodo de referencia interno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.2 Kb)   pdf (258.7 Kb)   docx (124.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com