TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Prática Supervisionada apresentado ao Curso Superior de Pedagogia

Por:   •  25/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.557 Palavras (11 Páginas)  •  367 Visualizações

Página 1 de 11

Atividade Prática Supervisionada apresentado ao Curso Superior de Pedagogia da Universidade Anhanguera Uniderp, como exigência parcial da Disciplina Projeto Multidisciplinar III para a obtenção de nota.

.

CAMPINAS/ SP

2015

SUMÁRIO

Introdução. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 3

Conceitos de Projetos Educativos . . . . . . . . . . . . . .. . . . . . . . . . . . . . . . . . .. . . . . . . . . . . . .. 4

Aspectos da Educação, da Infância e da Formação Docente. . . . . . . . . . . . . . . . .. . . . . . . . . 6

Projeto Educativo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .7

Avaliação do Projeto Educativo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .10

Considerações Finais. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .. ..11

Referências Bibliográficas. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 12

INTRODUÇÃO

O presente trabalho é sobre a importância da pedagogia de projetos. É objetivo deste trabalho demonstrar que através da pedagogia de projetos o aluno será capaz de construir seu próprio conhecimento, através da interação com o professor e a sociedade em que está inserido.

Está organizado em quatro partes. No passo um será abordado sobre Conceitos de Projetos Educativos, no passo dois será abordado sobre os Aspectos da Educação, da Infância e da Formação Docente.

No passo três abordaremos sobre Projetos Educativos e finalizaremos no passo quatro abordando sobre a Avaliação do Projeto Educativo.

A metodologia utilizada foi à pesquisa bibliográfica, enriquecido com vídeos.

CONCEITOS DE PROJETOS EDUCATIVOS

Uma das formas de educação que envolve alunos, professores e recursos disponíveis são os projetos; essa interação denomina-se ambiente de aprendizagem.

O projeto se dá através da interação e articulação de diversas áreas de conhecimento, incluindo o cotidiano, interesses, desejos e expectativas dos alunos que servem de base para o conhecimento científico, com a participação e intervenção do professor no momento apropriado.

Durante a execução do projeto, o plano de ação vai se completando; seu desenvolvimento envolve um processo de construção, participação, cooperação e articulação.

Na elaboração de projetos aluno e professor trabalham juntos na aprendizagem de acordo com o papel e nível de conhecimento de cada um; sendo o professor mediador, articulador, facilitador e consultor do processo de desenvolvimento do aluno, em um ambiente de respeito ás diferenças, confiança, numa atitude de humildade e parceria, onde todos trabalham juntos para descobrir ou produzir algo novo, baseado em fatos reais.

Durante a elaboração não podem se confundir projetos com elaboração de trabalhos que são conjuntos de atividades que o professor propõe aos alunos a partir de um tema selecionado.

A elaboração de projetos propõe mudanças na concepção de aprendizagem e ensino e também na postura do professor que precisa ser inovador e criativo; rompendo as limitações do cotidiano; convidando os alunos á reflexão sobre questões da vida real, possibilitando a aprendizagem integrada de conteúdos de várias áreas de conhecimento, utilizando de diversas mídias; proporcionando ao aluno dúvidas, compreender e reconstruir conhecimentos.

A informática é uma fonte importante de conhecimento, não podemos utilizá-la apenas como fonte de modismo e sim de uma forma mais abrangente; formando cidadão críticos em busca de uma sociedade mais justa e melhor para todos. O computador nos proporciona muitas formas de aprendizagem para a educação.

Praticamente todas as propostas pedagógicas estão incluindo os projetos; que não significa que os alunos estão construindo e compreendendo o que estão fazendo por estarem desenvolvendo projetos. Para Piaget existe diferença em fazer com sucesso e compreender o que foi feito.

O professor precisa ter a consciência da direção das atividades e quais os objetivos a serem alcançados, utilizando de atividades estimulantes que envolvam os alunos.

A escola consiste em perspectivas políticas, estéticas, afetivas e tecnológicas; para se transformar em um sistema educacional é necessário que todos envolvidos no processo educativo estejam comprometidos na busca do processo de aprendizagem e ensino e também uma sociedade cada vez melhor.

Com a participação da mulher no mercado de trabalho a partir do século XX, foi necessário pensar á respeito ao atendimento de crianças de 0 a 6 anos, onde foram criadas as primeiras creches.

O atendimento no Brasil a essas crianças foi direcionado a necessidade das crianças carentes; numa atitude assistencialista voltada somente aos cuidados com a alimentação e higiene, com atividades desenvolvidas com profissionais denominadas recreacionistas.

Com a estruturação do projeto educacional a partir de 1982, passa a ter importância o compromisso da instituição na formação integral da criança, visando seu desenvolvimento físico, intelectual e afetivo, com profissionais qualificados para cada área e interação com as famílias, com livre acesso da mesma ao ambiente escolar.

Projetos Educacionais:

Os projetos educativos não são somente transmissão de conhecimentos; visam também à formação de indivíduos intelectualmente preparados e comprometidos com a sociedade em que vivem.

O processo de aprendizagem é a interação de professor, aluno e sociedade. Para Fernando Hernandes, o projeto deve ter relação com conteúdos e objetivos, para não perder o sentido

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)   pdf (68.2 Kb)   docx (20.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com