TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bioquimica

Exam: Bioquimica. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/9/2014  •  Exam  •  438 Palavras (2 Páginas)  •  542 Visualizações

Página 1 de 2

• O trabalho discente 1 (TD1) será utilizado como nota do Instrumento Complementar de Avaliação 1 (ICA 1) e na disciplina Bioquímica será composto de perguntas sobre as aulas práticas 1, 2 e 3.

• As questões deverão ser resolvidas pelo grupo da aula prática (máximo de 6 pessoas) e entregues no dia da prova 1.

• Colocar o nome completo de todos os integrantes do grupo.

1) No experimento 1 da aula prática 1 foram feitas cinco soluções tampão com diferentes proporções de ácido acético e acetato de sódio. Explique o fundamento da obtenção do pH analítico, colorimétrico e potenciométrico, comparando os resultados observados.

2) No experimento 2 da aula prática 1, foram feitos testes para comparar o efeito tampão de uma solução frente a adição de uma base e de um ácido. Explique os resultados de mudança do pH para:

a) Adição de NaOH nos tubos 1 e 2

b) Efeito de soprar com pipeta de ponta fina nos tubos 1 e 2

c) Adição de HCl nos tubos 3 e 4.

3) No teste de Molish da aula prática 2 observa-se o aparecimento de um anel violeta no limite de separação dos líquidos, produto da reação de -naftol a 5%, ácido sulfúrico e a solução do carboidrato. Quais são os produtos formados nessa reação? Qual é o objetivo desse teste?

4) No teste de Seliwanoff, realizado na aula prática 2, explique a diferença observada na formação do composto de coloração vermelha conforme o tipo de carboidrato presente nos tubos.

5) No teste de Benedict da aula prática 2 alguns carboidratos, os chamados redutores, são capazes de reduzir os íons Cu2+ a Cu+, formando um precipitado vermelho tijolo. Explique o que são carboidratos redutores.

6) No teste do iodo da aula prática 2 foi observada a formação de um complexo de coloração azul, produto da reação do iodo com o amido. Explique como ocorre a formação desse complexo, bem como, o desaparecimento dessa coloração quando o tubo foi aquecido.

7) Explique os resultados dos testes de solubilidade realizados na aula prática 3 com ácido acético, ácido esteárico e ácido oléico nos solventes, água, éter e clorofórmio, através de uma comparação entre a polaridade das substâncias testadas e dos solventes utilizados.

8) A respeito da aula prática 3, explique a diferença entre o ponto de fusão do óleo de soja (cerca de -5ºC) comparado com a gordura vegetal hidrogenada (aproximadamente 45ºC).

9) No teste de saponificação gordura vegetal foi colocado em um erlenmeyer, juntamente com uma solução de KOH a 5% em álcool e aquecida. Qual foi o produto formado e porque ele apresenta característica de sabão? Explique.

10) Na aula prática 3, ao aquecer lugol (solução de iodo e iodeto) juntamente com óleo de soja observou-se o desaparecimento da coloração característica do lugol. Explique o ocorrido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com