TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bioquimica sobre o biureto

Por:   •  16/9/2015  •  Resenha  •  672 Palavras (3 Páginas)  •  1.119 Visualizações

Página 1 de 3

Caracterização de proteínas e ação da amilase salivar

INTRODUÇÃO

As proteínas são as macromoléculas mais abundantes nas células vivas. Elas ocorrem em todas as células e em todas as partes destas. As proteínas também ocorrem em grande variedade; milhares de diferentes tipos, desde peptídeos de tamanho relativamente pequeno até enormes polímeros com pesos moleculares na faixa de milhões, podem ser encontrados em uma única célula. (LEHNINGER, 2002)

Uma ligação peptídica ocorre entre duas moléculas quando o grupo carboxílico de uma molécula reage com o grupo amina de outra molécula, liberando uma molécula de água. Dependendo da complexidade da proteína ou do peptídeo em questão, a cor do produto da reação à presença de biureto varia.

  1. Caracterização de proteínas- Reação do Biureto

Procedimento:

A 02 tubos identificamos “P” e “A” adicionar:

- Tubo “P”: 1,0 mL de solução de proteína (Albumina a 10% em solução salina)

- Tubo “A”: 1,0 Ml de solução se aminoácido

Aos 02 tubos, 1,0 mL do Reativo do Biureto

-Homogeneizar

Observar os dados e concluir.

Dentre os métodos utilizados, situa-se o método do biureto, que é baseado na reação do sulfato de cobre em meio alcalino (reativo do biureto), com proteínas e peptídeos. Esta reação detecta a presença de ligações peptídicas. O reativo de biureto é uma solução de sulfato de cobre (CuSO4) que ao reagir com os íons cúpricos, forma um produto de coloração violeta, e a intensidade da cor varia com a concentração de proteínas. Esse reativo é utilizado na identificação de compostos proteicos, pois as ligações existentes na molécula de biureto são semelhantes às ligações peptídicas na formação de proteínas.

A reação do biureto é positiva para proteínas e peptídeos com três ou mais resíduos de aminoácidos. Para que a reação biureto seja positiva há necessidade da presença de pelo menos duas ligações peptídicas na molécula, portanto, aminoácidos e de peptídeos não apresentam reação positiva ao biureto. Dependendo da complexidade da proteína ou do peptídeo em questão, a cor do produto de reação à presença do biureto varia substancialmente: proteínas dão coloração violeta, peptídeos dão coloração rosa. Quanto maior for à quantidade de proteínas no meio maior será a intensidade de cor. 

[pic 1]

Pra que a reação biureto seja positiva há necessidade da presença de pelo menos duas ligações peptídicas na molécula, portanto, aminoácidos e peptídeos não apresentam reação positiva ao biureto.

  1.  Caracterização da amilase salivar:

Procedimento:

- Coletar uma porção de saliva no béquer;

- Adicionar aproximadamente 10 mL de água destilada;

- A 02 tubos identificados “T” e “C” adicionar 1,0 mL de solução amido1%;

- No tubo “T”: pipetar 1,0 mL as saliva diluída;

- Levar os 02 tubos ao banho-maria 37ºC por 5 minutos;

- Decorrido deste tempo, retirar do banho-maria e adicionar aos 02 tubos 05 gotas de lugol;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (115.5 Kb)   docx (15.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com