TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bromatologia do leite

Por:   •  4/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.365 Palavras (6 Páginas)  •  631 Visualizações

Página 1 de 6

PAPEL DO BIOMÉDICO NA ANÁLISE BROMATOLÓGICA DO LEITE

BELO HORIZONTE

2015

PAPEL DO BIOMÉDICO NA ANÁLISE BROMATOLÓGICA DO LEITE

Trabalho Interdisciplinar de Graduação (TIG),apresentado para a banca examinadora para avaliação interdisciplinar, do curso de Biomedicina, turno Noite, do Centro Universitário de Belo Horizonte, tendo o objetivo de correlacionaras matérias do modulo com a interdisciplinaridade.

BELO HORIZONTE

2015

SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO.................................................................................................1

1.OBJETIVO......................................................................................................2 2.METODOLOGIA...............................................................................................7

2.1VARIÁVEIS DE INTERESSE........................................................................7

2.2 CRITÉRIOS DE INCLUSÃO E EXCLUSÃO.................................................8

3.RESULTADOS.................................................................................................9

4.DISCUSSÃO...................................................................................................11

5.CONCLUSÃO.................................................................................................12

6.REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..............................................................13

1. INTRODUÇÃO

Bromatologia é o estudo de ações voltadas para a análise e pesquisas dos alimentos industrializados e em geral, sua utilização consiste na minimização ou eliminação dos riscos inerentes ás práticas de, produção, ensino, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços. Estes riscos podem comprometer a saúde do homem e animais, o meio ambiente ou a qualidade dos produtos desenvolvidos. Permite conhecer a sua composição qualitativa e quantitativa; o significado higiênico e toxicológico das alterações e contaminações, como e porque ocorrem e como evita-las, qual é a tecnologia mais apropriada para tratá-los e como aplica-la, como utilizar a legislação, segurança alimentar, proteção dos alimentos e consumidor, quais os métodos analíticos a aplicar para determinar a sua composição e a sua qualidade.(Scielo, 2008)

A Bromatologia envolve a análise dos alimentos no que os profissionais de saúde e de laboratórios estão constantemente desenvolvendo novas práticas, técnicas e melhorias nos produtos desenvolvidos para os consumidores. A avaliação de tais melhorias engloba vários aspectos, sejam relacionados aos procedimentos adotados, as chamadas boas práticas em laboratório (BPLs), aos agentes biológicos manipulados, à infraestrutura dos laboratórios ou informacionais, como a qualificação das equipes e a tratamento das matérias primas. ( Esac, 2012 )

Como base a Bromatologia, o trabalho foi direcionado aos fatores internos e externos referentes a produção, armazenamento e distribuição do leite matéria prima foco dentro do contexto, seu desenvolvimento, pesquisas de qualidades, de segurança e métodos de fabricação. ( Esac, 2012)

O profissional Biomédico é o responsável por realizar análises físico-químicas e microbiológicas para a aferição da qualidade e contaminação dos alimentos, desde a produção passando pela coleta, armazenamento e transporte. O Biomédico habilitado nessa área poderá assumir as atividades de responsabilidade técnica, realizar relatórios técnicos, perícias, consultorias e assinar os laudos. ( Vieira, 2005 )

2-OBJETIVO

O objetivo central foi analisar a qualidade do leite é seus contaminantes, e o papel do biomédico na área bromatologica.

3-METODOLOGIA

A revisão bibliográfica foi feita entre os dias 14 de maio de 2015 a 23 de junho de 2015 e consistiu na utilização de artigos científicos pesquisados nos sites Scielo,pubmed, IFC, prolab,UFRGS e livros didáticos. Foram pesquisados 7 artigos, dos quais foram selecionados aqueles publicados entre os anos de 1995 a 2015.A maioria publicada em língua portuguesa.

As palavras-chave utilizadas foram: Bromatologia, análise do leite, técnicas de produção, prevenção de riscos, contaminantes, boas práticas em laboratório.

QUADRO-1 Cruzamento de descritores nas bases de dados.

BASE DE DADOS DESCRITORES POPULAÇÃO AMOSTRAS

SCIELO Bromatologia;analise do leite. 25 3

IFC Técnica de produção do leite,prevenção e riscos 8 1

PUBMED Gestão da qualidade, laticínios, diagnóstico. 14 1

PROLAB Controleleiteiro, qualidade do leite 7 1

TOTAL 54 6

3.1-VARIÁVEIS DE INTERESSE

Variável de publicação: ano de publicação, delineamento, idioma e base dados.

Variáveis de estudo: analisar a qualidade do leite e seus contaminantes, e destacar a importância do biomédico na área bromatologica.

3.2-CRITÉRIOS DE INCLUSÃO E EXCLUSÃO

Utilizamos artigos do ano de 2003 a 2015, no idioma português, e foram incluídos os artigos que apresentaram melhores bases de dados e procedimentos adotados.

4-RESULTADOS

Através da revisão bibliografia e metodologia foram comparados os estudos baseando-se em diversos contaminantes e fatores de risco na qualidade do leite. O quadro abaixo apresenta os estudos escolhidos juntamente com suas considerações experimentais.

QUADRO 2- Caracteristica das publicações que fizeram parte do estudo.

Título

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (89.8 Kb)   docx (14.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com