TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Carboidratos

Por:   •  27/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  278 Palavras (2 Páginas)  •  750 Visualizações

Página 1 de 2

QUESTÕES CARBOIDRATOS

7- A amilose e a celulose são homopolissacarídeos lineares formados por unidades de glucose diferindo apenas no tipo de ligação glicosídica. Explique por que apenas a amilose serve como fonte de glucose para o organismo.

R: A amilose é formada por monossacarídeos de glicose. Sendo quebrada, vira moléculas de glicose, que é fonte de energia. O mesmo acontece com a celulose. Porém as duas diferem-se apenas pelo tipo de ligação, a amilose possui ligação α (1-4), enquanto a celulose possui ligação β (1-4). O organismo dos animais não possuem enzimas específicas para o tipo de ligação da celulose, apenas para o tipo de ligação da amilose.Isso faz com que a celulose não seja fonte de energia por não ser quebrada e não liberar suas glicoses.

8- Explique o processo de digestão da sacarose, lactose e maltose. Escreva também quais são os produtos de sua degradação.

R: Durante a digestão, são quebradas por enzimas no intestino delgado, tendo a sacarose como produto a glicose e a frutose; a maltose como produto glicose e glicose; e a lactose como produto a glicose e a galactose.

9- Qual o substrato das enzimas α-amilase salivar e pancreática?

R: Atuam sobre o amido, que tem como monossacarídeo a glicose.

10- Descreva o processo de digestão do amido.

R: O amido começa a ser quebrado na boca pela amilase salivar, mas é inativado no estômago, com o ácido clorídrico. Volta a ser quebrado no intestino delgado pelas enzimas amilase pancreática.

11- Qual o destino dos polissacarídeos ingeridos que não são digeridos pelo organismo?

R: São absorvidos pelo corpo para a produção de energia em forma de glicogênio para serem usados em um momento em que haja jejum e falta de energia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (54.8 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com