TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Coagulação sanguínea

Por:   •  4/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.099 Palavras (5 Páginas)  •  1.143 Visualizações

Página 1 de 5

Coagulação do sangue

A coagulação do sangue se processa quando ele é retirado dos vasos e transferido para recipiente que não contém substância anticoagulante. Nessas condições, forma-se o coágulo e ele se separa o soro. Na presença de anticoagulante obtêm-se o plasma com os elementos figurados se sedimentando.

A coagulação do sangue humano se inicia pelo contato com uma superfície distinta de endotélio vascular. O vidro, por exemplo, é mais eficiente do que o silicone ou o plástico politetrafluoroetileno. Assim que iniciada, a coagulação procede nas três básicas, com os fatores atuando aos pares (uma forma inativa que se transforma em outra ativa) tudo ocorrendo, de etapa a etapa, em cascata. Mas, coagulação também ocorre quando há lesão tecidual que se segue a uma injúria.

 A fase I da coagulação compreende a formação de tromboplastina, necessária para converter a protrombina em trombina. O plasma, as plaquetas e os tecidos contêm substâncias com atividade tromboplástica e que participam da fase l da coagulação.

A coagulação do sangue nas aves e nos mamíferos

De modo geral, o que se conhece a respeito de coagulação do sangue no homem se aplica aos demais mamíferos. Porém, entre os mecanismos de coagulação do sangue nos mamíferos e o das aves, a principal diferença está na preponderância de formação extrínseca de tromboplastina nas aves. O sistema intrínseco é muito fraco nesses animais. Os trombócitos das aves, os equivalentes das plaquetas dos mamíferos, estão envolvidos na homeostase, mas a sua importância na coagulação não é muito certa.

 Como há diferenças entre a coagulação do sangue nos mamíferos e nas aves, os testes para os fatores da coagulação nas aves devem ser aplicados com cuidado já que não há sentido em especificar fatores em percentual do normal.

Anticoagulantes. Desde que se evite a transformação de protrombina a trombina, a coagulação pode ser evitada. Os anticoagulantes do tipo do oxalato, citrato e verseno removem o Ca++ e com isso impedem a coagulação. O mesmo ocorre com a heparina que é intravascular e que deve em parte o seu poder anticoagulante por combinar-se com vários fatores da coagulação.

Defeitos hereditários da coagulação. Vários defeitos hereditários da coagulação foram já descritos em animais domésticos.

Em cães fox beagle há a ocorrência de deficiência do fator VII, isto é, da proconvertina, mas deficiência do favor VIII ou globulina anti-hemofílica(AHG) ocorre em quase todas as linhagens de cães bem como de cavalos puro-sangue ou de raças “standard”, causando hemofilia A. Hemofilia B, ou doença de Christmas, ocasionadas por deficiências do Fator IX ou componente tromboplástico do plasma ou Fator Christmas, ocorre em “terrier” Cairn e em cães fox Black e Tau.

Deficiência do Fator XIII, isto é, do fator estabilizante da fibrina, acompanhada de deficiente cicatrização e hemorragia pós-operatória são fatos observados em cães.

Em determinadas situações ainda podem ocorrer defeitos adquiridos na coagulação de sangue como se verificam em doenças infecciosas e não infecciosas, em tumores malignos ou depois da ingestão de alimentos com trevo doce contaminados com fungo ou de drogas como a dicumarina (“warfarina”) que causam deficiência de protrombina.

Hemostasia: Hemostasia é o conjunto de fatores responsáveis pela manutenção do sangue no interior do espaço vascular.

O mediador dessa coagulação é a transformação de uma proteína circulante, o fibrinogênio, numa substância sólida e insolúvel, a fibrina. Nesse processo participam também ativamente as plaquetas, seja fisicamente, formando um tampão provisório enquanto o coágulo se forma, seja quimicamente, produzindo fatores necessários a essa coagulação.

Após ter exercido a sua função, que é a de evitar o extravasamento de sangue para fora do leito vascular, o coágulo precisa ser dissolvido, para não se tornar um trombo.

O processo de lise do coágulo é conhecido como fibrinólise e o perfeito equilíbrio entre coagulação e fibrinólise é fundamental na manutenção da hemostasia.

Os vasos sanguíneos no processo de coagulação: A parede vascular é a primeira barreira física contra uma hemorragia. A rede vascular compõe-se da micro e da macrocirculação. A microcirculação compreende os capilares, as arteríolas e as vênulas, enquanto que a macrocirculação é formada pelas artérias e veias.

As plaquetas na coagulação do sangue: Para manter a hemostasia, os capilares necessitam da presença de plaquetas de funcionamento normal. As plaquetas fazem a hemostasia primária, ou seja, logo que ocorre a lesão elas formam um tampão ou plug provisório, que procura evitar o agravamento da hemorragia, enquanto a fibrina se forma.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (52.1 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com