TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Coloides

Por:   •  19/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  490 Palavras (2 Páginas)  •  3.738 Visualizações

Página 1 de 2

Substâncias Coloides
Definição: É um tipo de mistura em que suas partículas dispersas apresentam um pequeno diâmetro, podendo ser átomos,moléculas ou íons.Seu tamanho, é significativamente menor do que aquelas que podem ser visíveis a olho nu,porém bem maiores quando comparados a uma molécula individual.

Essas partículas são capazes de perpassar por um FILTRO[pic 1], mas não por uma membrana sem ‘permeável. Elas são suficientemente grandes para refletir e dispersar a luz, o processo de dispersão é conhecido como Efeito de Tyndall.
Os coloides aplicados a Industria Farmacêutica- Cosmético:
Sol(ou Aerossol,Hidrossol ou Organossol)- Dispersão de um líquido em um gás.São utilizados na fabricação de creme DENTAL[pic 2],por exemplo,no qual seriam pastas formadas por um sistema viscoso de dispersões coloidas mais concentradas.
Emulsão e Microemulsão – dispersão de um líquido em um sólido ou em outro líquido.São utilizados para a fabricação de cremes, pomadas, xaropes(Na indústria farmaceutica), sendo aplicado também em outras áreas.
Gel – sólido de textura gelatinosa e elástica formado por uma dispersão coloidal, em que o disperso apresenta-se no estado líquido e o dispersante no estado sólido. São utilizados na fabricação de compressas e também,na fabricação do próprio gel DE CABELO[pic 3].Outro exemplo seria o álcool,que agora é vendido comercialmente na forma de gel, para evitar que as pessoas que possuem problemas de alcoolismo façam ingestão deste produto e até mesmo para diminuir o risco de incêndio.
Espuma- Sistema coloidal constituído de bolhas de gás muito pequenas dispersas em um meio líquido, como no caso da espuma de sabão, ou em um meio sólido, como a espuma de poli(estireno) conhecida como isopor.Aaplicação desse sistema coloidal está mais voltado a indústria alimentícia, como no caso da clara de ovo batida em neve, marshmallow e creme chantili.
Funções dos colóides na indústria farmacêutica:
Na indústria farmacêutica,as substâncias colóides realizam o processo de dispersão estável para assim uma dose uniforme do princípio ativo.
A área de cosméticos,por exemplo, praticamente é
 toda feita com base em colóides. Exemplos: shampoo e cremes, utilizando colóides de emulsão.
Os colóides de emulsão são bastante aplicado a indústria farmacêutica,principalmente na fabricação de cremes, onde ocorre dispersões coloidais de um líquido em outro, geralmente estabilizadas por um terceiro componente tensoativo (emulsificante) que se localiza na interface entre as fases líquidas. Entre os emulsificantes mais usados pode-se citar proteínas (ovoalbumina, caseína), gomas (gelatina), sabões e detergentes, argilas e óxidos hidratados. Há dois tipos de emulsão, conforme a proporção das fases: água em óleo, com gotículas de água dispersas na fase contínua óleo, e óleo em água, gotículas de óleo dispersas em água. O termo óleo referese à fase orgânica e água à fase aquosa

Curiosidades:
Substâncias colóides são encontradas em vários alimentos do nosso dia-a-dia como cremes vegetais, geléias de frutas, leite, temperos, sorvete,gelatinas,queijo, manteiga e maionese.Além disso,existem aqueles colóides biológicos relacionados ao funcionamento do nosso organismo como: o sangue, o humor vítreo (substância gelatinosa presente no olho) e o cristalino (uma espécie de lente localizada no olho responsável pela focalização das imagens)e outros como petróleo e lubrificantes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (80.6 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com