TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Colóides

Resenha: Colóides. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2014  •  Resenha  •  2.111 Palavras (9 Páginas)  •  463 Visualizações

Página 1 de 9

Os coloides, ou sistemas coloidais, são misturas em que as partículas dispersas têm um diâmetro compreendido entre 1 nanômetro e 1 micrometro, partículas estas que podem ser átomos, íons ou moléculas. O nome coloide vem do grego “kolas”, que significa “que cola” e foi criado pelo químico escocês Thomas Graham, descobridor desse tipo de mistura.

Nesse sistema, as partículas dispersas são significativamente menores do que aquelas que podem ser percebidas a olho nu, porém, bem maiores do que as moléculas individuais. Tais partículas recebem o nome de partículas coloidais. Devido ao seu tamanho, as partículas coloidais são capazes de perpassar por um filtro, mas não por uma membrana semipermeável. Elas são grandes o bastante para refletir e dispersar a luz, dispersão esta conhecida como efeito Tyndall. Veja:

No vasilhame em amarelo há uma solução, enquanto o outro contém uma suspensão coloidal. O trajeto da luz através da suspensão coloidal pode ser visto porque a luz é desviada pelas partículas coloidais, como ocorre no vasilhame em vermelho. No outro caso, a luz não pode ser desviada pelas moléculas do soluto na solução.

Os coloides não sedimentam e, quando observados num ultramicroscópio, iluminado lateralmente, apresentam diversos pontos de luz que se movem rapidamente em ziguezague, movimento denominado movimento browniano.

De acordo com o tipo de partícula coloidal, os coloides podem ser classificados em:

• Aerossol – dispersão de um sólido ou um líquido em um gás. Como exemplo de aerossol pode-se citar a fumaça proveniente da queima de materiais e o nevoeiro.

• Espuma – dispersão de um gás em um sólido em um líquido. A espuma líquida e o creme de leite batido, maisconhecido como chantilly são exemplos de espuma.

• Emulsão – dispersão de um líquido em um sólido ou outro líquido. Os exemplos mais comuns desse tipo de coloide são o queijo, a manteiga e a maionese.

• Sol – dispersão de um sólido em um líquido. Exemplo: tintas e vidros coloridos.

• Gel – sólido de textura gelatinosa e elástica formado por uma dispersão coloidal, em que o disperso apresenta-se no estado líquido e o dispersante no estado sólido.

No nosso dia a dia, os coloides podem ser encontrados em alguns alimentos como cremes vegetais, geléias de frutas, leite, temperos, sorvete, além dos já citados; em produtos de higiene pessoal, como xampus, sabonetes, cremes dentais e de barbear, cosméticos e outros. Existem também importantes coloides biológicos como o sangue, o humor vítreo (substância gelatinosa presente no olho) e o cristalino (uma espécie de lente localizada no olho responsável pela focalização das imagens).

Dispersões: Colóides, suspensões e soluções - Resumo

Dispersões: Colóides, suspensões e soluções

Uma dispersão é formada por pelo menos um disperso (soluto) e um dispergente (solvente).

Dispersões são sistemas em que o soluto sólido está espalhado uniformemente em toda a mistura.

A classificação das dispersões é feita de acordo com o tamanho das partículas (dimensões) das partículas dispersas (soluto). Acompanhe o resumo abaixo:

Tipo de Dispersão Tamanho do disperso

Soluções verdadeiras 0 nm até 1 nm

Dispersão coloidal ou colóide Entre 1 nm até 100 nm

Suspensões Acima de 100 nm

Obs: 1 nm (nanômetro) equivale a 10 -9 m.

Dispersões Coloidais

Esse tipo de dispersão torna visível um feixe de luz que as atravessa. Esse fenômeno é denominado de efeito Tyndall. É uma maneira bastante utilizada como forma de identificação das dispersões coloidais.

As partículas coloidais são denominadas também de micelas.

Observe a tabela abaixo com os diferentes tipos de dispersão coloidal.

Suspensões ou agregados.

É um caso de disperso onde as partículas apresentam diâmetro superior a 10 nm. Neste caso as partículas já podem ser vistas a olho nu ou em microscópio óptico.

Exemplos:

H2O mais areia é uma suspensão.

Terra suspensa em água.

Alguns antibióticos são exemplos de suspensões.

O granito é um material heterogêneo, sendo visível a existência de partículas disseminadas na rocha.

Solução

É um tipo de material homogêneo, cuja uniformidade é observada somente em determinadas proporções de suas substâncias constituintes.

São sistemas homogêneos de duas ou mais substâncias. As partículas do soluto apresentam até 1 nm de diâmetro. As partículas do soluto não sedimentam e não podem ser separadas pelo processo de filtração.

Exemplo:

H2O mais NaCl.

O soro caseiro pode salvar a vida de muitas crianças. Fique ligado e também é um exemplo de solução.

O trecho abaixo foi extraído do site:

http://www.pastoraldacrianca.org.br/site/publicacoes/jornal/138/pag14.pdf Acesso em 11/07/2011.

O soro caseiro consiste na preparação e administração de uma solução de água, açúcar e sal de cozinha, recomendado para prevenir a desidratação, causada por vômitos e diarréias. Com a diarréia e/ou vômito ocorre perda de água e sais minerais pelo corpo. A função do soro caseiro é a reposição desses elementos perdidos. O soro caseiro é preparado misturando-se um copo grande de água (200 ml de água), uma medida pequena da colher-medida de sal e duas da medida maior de açúcar, mexendo bem. Quando preparar o soro caseiro é preciso ter cuidado com a higiene das mãos, dos utensílios e dos ingredientes. Cada preparação de soro caseiro tem validade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com