TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Colóide

Projeto de pesquisa: Colóide. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  560 Palavras (3 Páginas)  •  392 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução:

Os colóides, ou sistemas coloidais, são misturas em que as partículas dispersas têm um diâmetro compreendido entre 1nanômetro e 1micrometro, partículas estas que podem ser átomos, íons ou moléculas. O nome colóide vem do grego “kolas”, que significa “que cola” e foi criado pelo químico escocês Thomas Graham, descobridor desse tipo de mistura

Nesse sistema, as partículas dispersas são significativamente menores do que aquelas que podem ser percebidas a olho nu, porém, bem maiores do que as moléculas individuais. Tais partículas recebem o nome de partículas coloidais. Devido ao seu tamanho, as partículas coloidais são capazes de perpassar por um filtro, mas não por uma membrana semipermeável. Elas são grandes o bastante para refletir e dispersar a luz, dispersão esta conhecida como Efeito Tyndall

Os colóides não sedimentam e, quando observados num ultramicroscópio, iluminado lateralmente, apresentam diversos pontos de luz que se movem rapidamente em ziguezague, movimento denominado movimento browniano.

Processos de condensação

a) Em um tubo de ensaio com 3 mL de água quente, adicionou-se 4 gotas de solução saturada de FeCl3. No tubo de ensaio com água quente houve mudança de coloração para castanho escuro, e a solução ficou turva. Com água fria a solução tornou-se amarela, continuando límpida.

Processos de dispersão

a) Em um tubo de ensaio com 2 ml de água adicionou-se 3 gotas de óleo vegetal e agitou-se. Observando a formação de duas fases devido à diferença de polaridade. A água é polar e o óleo apolar

b) Repetiu-se o procedimento adicionando-se ainda 4 gotas de detergente e agitou-se. Observando que com a adição de sabão, pôde-se observar a formação de uma emulsão. O sistema constituía-se de apenas uma fase. O sabão pode dispersar partículas de óleo na água graças à formação de micelas.

Destruição de colóides – Coagulação

Em 3 tubos de ensaio contendo 1 mL do sol de Fe(OH)3 cada um, foram adicionadas, respectivamente, 2 gotas de solução de NaCl 1M, MgCl2 1M e AlCl3 1M. Observou-se o ocorrido e foram comparadas as velocidades de precipitação do colóide nos 3 casos. Comparação: A solução vai ficando cada vez mais clara, voltando a coloração inicial quando mexe na quantidade de cloro dos sais.O efeito coagulante foi maior no AlCl3 devido a maior quantidade de cloro, o que indica que a carga do íon adicionado influencia na cinética de precipitação do colóide.

Colóide Protetor – Prata coloidal

Em um tubo de ensaio com 2 mL de água destilada adicionou-se 3 gotas de solução de AgNO3 0,1M, 3 gotas de solução aquosa de NH3 e 5 gotas de formol. A prata iônica foi reduzida a prata zero, a reação ocorreu rapidamente e formou-se prata metálica, inicialmente em estado coloidal, depois as partículas se aderiram na parede do tubo de ensaio, formando um espelho.

No processo ocorre a Reação de Tollens, mostrada abaixo:

2AgNO3

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com