TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Coloides

Por:   •  2/11/2015  •  Artigo  •  392 Palavras (2 Páginas)  •  812 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo

Coloides

Coloides ou também sistemas coloidais são misturas em que as partículas dispersas apresentam dimensões dentro do intervalo de 1 e 1000 nanômetros, ou seja refere-se tanto a moléculas grandes como partículas pequenas, esse tipo de sistema é formado por um disperso, que é a substância presente em menor quantidade, e um dispersante, presente em maior quantidade.

Nos coloides, as partículas dispersas, que chamamos de partículas coloidais, apresentam uma característica muito particular, são maiores do que as moléculas individuais. O tamanho dessas partículas permite que elas reflitam e dispersem a luz, num processo chamado de efeito Tyndall.

 As partículas ao serem bombardeadas por moléculas de dispersantes, movimentam-se de forma rápida e aleatória num movimento chamado de browniano.

Conforme a natureza das partículas coloidais e dos dispersantes, podemos classifica-los em; aerossol, emulsão, espuma, sol e gel, ocorrendo em um dos três estados: sólido, líquido e gasoso.

Os sistemas coloidais estão presentes em nosso cotidiano: eles são encontrados em vários alimentos, como, por exemplo: a gelatina, margarina, sorvete, maionese e em outros produtos como, desodorantes, tintas, cremes dentais, xampus, entre outros. Em nosso organismo também existem coloides, como o sangue, e o cristalino. 

 Atualmente, e devido as suas aplicações industriais e biomédicas, o estudo dos coloides é de grande importância na físico-química e na física aplicada. O estudo dos coloides também pode ajudar a evitar a formação desses sistemas na natureza, quando poluem o ar (fumaça), a água (esgoto doméstico e industrial) e os solos (resíduos sólidos).

Palavras-chave: Coloides, partículas, dispersantes.

Questões:

  1. Como se caracteriza quimicamente um coloide?

Quimicamente, coloides são misturas heterogêneas de pelo menos duas fases diferentes, com a matéria de uma das fases na forma finamente dividida (sólido, líquido ou gás), denominada fase dispersa, misturada com a fase contínua (sólido, líquido ou gás), denominada meio de dispersão. A ciência dos coloides está relacionada com o estudo dos sistemas nos quais pelo menos um dos componentes da mistura apresenta uma dimensão no intervalo de 1 a 1000 nanômetros (1 nm = 10-9 m). Atualmente o termo coloide não se aplica a categoria especifica de substância, mas é usado para designar um estado que pode ser apresentado por qualquer espécie da matéria.

 Referências bibliográficas

FELTRE, Ricardo. Química volume 2. São Paulo: Moderna, 2005.

ATKINS, Peter e JONES, Loretta. Princípios De Química - Questionando A Vida Moderna E O Meio Ambiente - 5 ª Ed

ROZENBERG, Izrael Mordka. Química Geral – 1ª Ed

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (92.3 Kb)   docx (297.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com