TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Muito Além do Peso

Por:   •  25/3/2021  •  Trabalho acadêmico  •  646 Palavras (3 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Nome: Daniel Pasiani Rangel de Oliveira

Curso: 1° Ciências Biológicas – Licenciatura  

O documentário ¨Muito Além do Peso¨ dirigido por Estela Renner, relata sobre a obesidade infantil, no qual já é considerada uma epidemia mundial, sendo umas das mais preocupantes para o futuro, a saúde e bem-estar das crianças na atualidade. A obesidade é uma doença crônica que tem se alastrado pelo mundo tendo diversos motivos e consequências, sendo assim o documentário tem como objetivo mostrá-los, chocando e alertando a quem está assistindo sobre essa realidade.

Neste sentido, o filme enfatiza a mal alimentação das crianças e traz essa realidade de forma impactante, apresentando uma série de relatos com pais, as próprias crianças, profissionais da saúde, educadores, autoridades governamentais que discutem e apontam as causas e consequências do sobre peso das crianças.

O fator mais significativo que o documentário ressalta é a publicidade das empresas multimilionárias de fast food, onde empregam produtos que chamam a atenção das crianças, através propagandas sensacionalistas, brinquedos, personagens animados nas embalagens e entre outras jogadas de marketing para o seu consumo. Com o objetivo de lucrar com as vendas desses produtos através das crianças, camuflando as informações e os efeitos negativos do seu consumo, que em excesso acarreta inúmeras consequências a saúde. Além disso, é exposto outros fatores que mostram essa realidade que acontece nosso dia-dia, como: o baixo custo e a praticidade que os produtos industrializados tem em relação a alimentos saudáveis e orgânicos; a falta de incentivo tanto dos familiares quanto das escolas por uma alimentação e um estilo de vida mais saudável; a falta condições que impedem de  muitos pais pagaram atividades  físicas para os filhos; a falta de conscientização das pessoas ao comprar e alimentar seus filhos diariamente com esses produtos prejudiciais à saúde de uma criança e entre outros fatores abordados.

Contudo, esses relatos chocam a quem está assistindo e mostra as consequências catastróficas a vida das crianças, como por exemplo: crianças entre 7 a 12 anos de idade não sabem o que é uma pimentão ou uma abobrinha; pais que por falta de tempo ou por praticidade não interfere na alimentação e na quantidade de tempo em que os filhos passam na frente da tv, deixando-os serem manipulados pelo marketing das empresas de fast food; a falta de informação sobre o consumo de alimentos e bebidas industrializadas a saúde de quem está consumindo; crianças obesas que apresentam diversas doenças metabólicas e problemas sociais, como: diabetes, colesterol, hipertensão, resistência à insulina, sedentarismo, problemas respiratórias, depressão causada pelo bullyng nas escolas, exclusão social entre outros distúrbios causado por essa condição.

Pode-se relacionar a bioquímica com as doenças metabólicas causadas dela obesidade, como exemplo, a resistência à insulina, que é proporcionada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal aumentando da produção de insulina pelo pâncreas. A insulina é um hormônio que auxilia a entrada de glicose nas células, promovendo a redução dos níveis de glicose no sangue. Quando ocorre uma constante produção acima do normal deste hormônio, a capacidade funcional do pâncreas excede. Sendo assim, a obesidade faz com que o pâncreas trabalhe muito mais, podendo levar à resistência à ação da insulina, pois ela não consegue cumprir a sua função como deveria. Esses fatores são os mais relacionados para o desenvolvimento de resistência à ação da insulina e, consequentemente, do diabetes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (57.2 Kb)   docx (16.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com