TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

NOÇÕES GERAIS SOBRE INTOXICAÇÃO EXÓGENA

Por:   •  8/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.161 Palavras (5 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 5

INTOXICADA – Agentes mais frequentes no serviço: Antidepressivo tricíclico (ADT), carbamato e cocaína

NOÇÕES GERAIS SOBRE INTOXICAÇÃO EXÓGENA

* O mais importante no atendimento inicial do paciente intoxicado é a estabilização e tratamento das alterações que trazem risco iminente de morte, tais como: instabilidade hemodinâmica, arritmias, obstrução de vias aéreas, insuficiência respiratória, convulsões, hipoglicemia.

* No atendimento pré-hospitalar a estabilização do paciente antes do transporte é imprescindível para um prognóstico favorável. A abordagem da família e observação da cena ajudam a estimar o intervalo de tempo decorrido, contexto, quantidade e o tipo de substância utilizada.

* A identificação da substância, quantidade ingerida e tempo decorrido ajudam a estimar a gravidade e a definir se há benefícios em realizar a lavagem gástrica.

* Lavagem gástrica tem benefício se realizada nas primeiras duas horas após a ingestão de substâncias com toxicidade sistêmica elevada.

* Deve ser realizada quando a toxicidade da substância compensa os riscos do procedimento. (Ex: Antidepressivos tricíclicos, anticolinesterásicos, paracetamol, anticonvulsivantes).

* Como fazer? Sonda 18 a 24 em decúbito lateral esquerdo, conferir a posição da sonda, não usar mais que 200 a 250 ml de soro fisiológico de cada vez, e lavar até o líquido sair transparente, não tem quantidade máxima.

* A sondagem gástrica não diminui o risco de aspiração de conteúdo gástrico, pelo contrário, pode ser a sua causa em pacientes comatosos, por isso paciente que se encontra com nível de consciência ≤ 8 está indicada a intubação

* Contra-indicações à lavagem gástrica:

* Ácidos e bases fortes;

* Varizes de esôfago;

* Cirurgia recente de TGI;

* Corrosivos: risco/benefício;

* Hidrocarbonetos: risco/benefício;

* Fraturas complexas da face/crânio;

* ECG≤8, sem proteção de vias aéreas.

* Os antídotos em toxicologia são poucos e não são imprescindíveis na abordagem inicial, salvo algumas exceções que mudam o prognóstico se realizados precocemente. Exemplos de antídotos importantes no atendimento inicial: atropina para anticolinesterásicos, bicarbonato de sódio para ADT, Naloxona para opióides.

* Uso de Flumazenil em intoxicação por Benzodiazepínicos está proscrito na urgência. Tem como efeitos colaterais arritmias cardíacas e convulsões, riscos que superam o benefício do seu uso devido a baixa gravidade da intoxicação por BZD.

* Em pacientes encontrados com alteração de nível de consciência e suspeita de intoxicação, sempre investigar os diagnósticos diferenciais; tais como trauma, eventos neurológicos agudos, hipoglicemia, cetoacidose diabética, doenças psiquiátricas.

ANTIDEPRESSIVO TRICÍCLICO

* Porque o conhecimento dessa intoxicação é tão importante? MORBIMORTALIDADE ELEVADA - Maior causa de óbitos relacionados a tentativas de auto-extermínio

* Manifestações cardiovasculares graves; mas reversíveis se tratadas adequadamente e precocemente.

* Ingestão de pequena quantidade (a partir de 12 comprimidos) já pode levar a quadros graves

Manifestações Clínicas

* Inicialmente paciente pode apresentar quadro de agitação, delírio, midríase e taquicardia;

* Evolui nas primeiras 2-4 horas com quadro de rebaixamento do SNC;

* Convulsões podem estar presentes e são sinal de mau prognóstico;

* Manifestações cardiovasculares: hipotensão e choque refratário ao uso de aminas, alargamento de QRS, arritmias cardíacas (Primeiras 2-4 horas).

Como abordar?

* ABCDE – atenção ao Glasgow e aparelho cardiovascular;

* Glicemia capilar;

* ECG o mais precoce possível;

* TOT se Glasgow <=8;

* Descontaminação (lavagem gástrica);

* Choque refratário, alargamento de QRS e arritmias cardíacas = BICARBONATO DE SÓDIO

* 1-2 mEq/Kg em 30 minutos

* Após o bolus iniciar NaHCO3 em BIC a 20ml/h e aumentar ou diminuir pautado no pH sérico (entre 7,50-7,55)

COCAÍNA

Manifestações Clínicas

* Sinas e sintomas: Euforia, sensação de poder, ausência de medo, ansiedade, agressividade, excitação física, mental e sexual, anorexia, insônias, delírios.

* Taquicardia, hipertensão arterial, vasoconstrição, tremores, midríase, hiperglicemia, sudorese, sialorréia.

* Efeitos Cardiovasculares: Arritmias cardíacas, IAM (25% dos IAM em jovens de 18-45 anos), Hipertrofia concêntrica de VE - Insuficiência cardíaca, Endocardite – Válvula tricúspide, Dissecção aórtica

* Manifestações Cardiopulmonares: 56% (dor torácica em aperto), Dispnéia (60%), Sudorese (40%, Ansiedade, Palpitações, Nauseas

INFARTO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (50.3 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com