TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Relatorio de Estagio Bioquimica

Por:   •  2/12/2016  •  Relatório de pesquisa  •  8.704 Palavras (35 Páginas)  •  799 Visualizações

Página 1 de 35

3. SETOR DE BIOQUIMICA

3.1. INTRODUÇÃO

A bioquímica clinica é uma ciência que mede a química e a patologia, responsável por investigar sangue, urina, líquidos pleurais e entre outros, apresentando os testes bioquímicos mais de um terço de todas as investigações laboratoriais de uma clínica (COMPRI-NARD).

A bioquímica é responsável também principalmente por desenvolver reações cinéticas, enzimáticas, que promovem reações de hidrolises, transferências de grupos de um substrato a outro, formação de complexos colorimétricos, medidas através do espectrofotômetro (MOTTA, 2003).

O setor de bioquímica é o setor que tem um aproveitamento de variações e observações de diversas substancias que sempre vão estar presente no organismo humano, é através de exames laboratoriais que podem ser analisados e comparadas com alterações de provas funcionais, enzimáticas e metabólicas. As dosagens são através de soro, plasma, urina e liquor. As patologias que são causadas por bactérias e vírus são diagnosticadas através das dosagens de glicose, triglicérides, colesterol total e frações (HDL, LDL e VLDL), provas de funções hepáticas como: transaminases (TGO, TGP), gama GT, fosfatase alcalina, proteína total, albumina, bilirrubina, provas renais como: ureia, creatinina, ácido úrico, Eletrólitos: cálcio, e outros como: ferro, fosforo, sódio e potássio (WALLACH, 2009).

3.2. OBJETIVO E FINALIDADE DE DIAGNOSTICO

Medir, expressar e interpretar quimicamente as variações normais de cada ser vivo por meio de uma automatização. O objetivo é observar as alterações através de reações de dois pontos, de ponto final, cinética, podendo ter o auxílio no diagnóstico de cada paciente e onde tem a condições de comparar as alterações que o organismo humano expressa dentre as diversas patologias.

3.3. TECNICAS UTILIZADAS PARA DIANOSTICOS

3.3.1         PREPARAÇAO DO CHIRON EXPRESS PLUS

3.3.1.1. OBJETIVO E FINALIDADE DE DIAGNOSTICO

Calibrar o aparelho de acordo com os intervalos definidos no teste. O bom uso de reagentes adequadamente preparados, armazenados e com características capazes de serem aplicados em sistemas automatizados que é um dos fatores importantes para obter um resultado de exatidão.

3.3.1.2. PRINCIPIO  

O Chiron Express Plus é um aparelho automatizado. Realiza 22 testes. O seu princípio é a espectrofotometria.

O princípio da espectrofotometria é baseada na absorção da luz por moléculas dispersas em uma solução. As radiações eletromagnéticas, que compõem a luz, com comprimento de onda entre 380 e 750 nm são visíveis ao olho humano, constituindo numa pequena parcela do espectro eletromagnético. A zona do espectro cujas radiações possuem um comprimento de onda abaixo de 380 nm é denominada ultravioleta (UV), já aquelas que possuem comprimento de onda acima de 750 nm correspondem à zona infravermelha ( PAIVA; DE OLIVEIRA, 2012 apub MOTTA, 2009, p.16).

3.3.1.3.  METODOLOGIA

Antes de ligar o Chiron Express Plus deve-se realizar um enxague de todos os sistemas de fluidos, checar o posicionamento do track, tracks de cubetas, diluidor e descartar as cubetas em que estiverem no track trocando por cubetas limpas.

O armazém de cubetas mantem as cubetas de reação a leitura para serem tomadas automaticamente pelo Express. Próximo à entrada do track as cubetas são pré-aquecidas à   temperatura de reação. O carregamento de tiras com cubetas com limpas é feito através da abertura frontal do armazém.  As bombas peristálticas são as responsáveis pelo fluxo de água destilada que passa pela agulha de aspiração e diluidor e retirada de água para descarte. Existem dois tipos de bomba peristálticas. A bomba direita é de água destilada e a bomba da esquerda é a bomba de descarte. Esses tubos das bombas recomendam- se ser trocados a cada 6 meses para evitar lavagens ineficaz da agulha de aspiração e falhas reportadas.

São as agulhas de aspiração que realizam as pipetagens dos reagentes e amostras. Nessa agulha os reagentes e amostras são pré-aquecidas à temperatura de reação devido a um banho circulante de polietilenoglicol que vai fluir através da agulha. Esta agulha deve ser calibrada.  Onde a agulha realiza as lavagens são na estação de lavagens entre a pipetagem de reagentes e amostra ou entre pipetagens de mais de um reagente para a mesma reação.

A água que chega à estação de lavagem entra em movimento de turbilhão para a limpeza eficiente da agulha de aspiração. Existem três tipos de bandejas de amostras. A bandeja para corpos de amostras com 40 posições numeradas onde são colocados água para calibração de brancos dos reagentes, calibradores padrões, soros controles e amostras para análise. A bandeja para tubos primários com 20 posições numeradas onde são colocadas apenas as amostras para analises em tubos de coleta.  A Bandeja de reagentes tem 13 posições numeradas onde são colocados os frascos com os reagentes a serem empregados nas análises.

O diluidor digital é uma seringa controlada pelo microprocessador que controla a tomada dos volumes de amostras e reagentes.

Os reservatórios estão localizados na parte inferior do Express podem ser acessos abrindo- se a tampa frontal inferior. Da esquerda para a direita temos:

O reservatório de água destilada com capacidade para 1000ml de agua destilada, que possui um sensor de nível que irá sinalizar quando o volume do reservatório for crítico e deve ser preenchido. Trabalha na faixa de 3 a 40 μl.

O reservatório de esgoto com capacidade para 1000ml de água de esgotamento, possui um sensor de nível que sinaliza quando o volume for crítico e deverá ser desprezado.

Gaveta de descarte de cubetas é onde as cubetas são descartadas dentro de um saco de biossegurança. Um contador que é controlado pelo software conta o número de cubetas as quais são introduzidas na gaveta até o máximo de 195. Quando essa quantidade é atingida o aparelho Express ira sinalizar para que as cubetas sejam descartadas. Ao retornar a gaveta, o aparelho sinaliza para as cubetas serem descartadas. Ao retornar para a gaveta, o Express solicita uma confirmação do descarte das cubetas.  

No início do dia, liga se o aparelho, esperar cerca de 20 minutos para o aquecimento do track, a tela inicial aparecerá algumas solicitações como: preencher o reservatório de água destilada; esvaziar o reservatório de agua de esgoto; carregar o reservatório com cubetas limpas e descartar as cubetas usadas. Depois aparecerá o menu principal.

Feito todo o procedimento deverá dar início ao cadastro do paciente com o número de identificação, em seguida selecionar os tipos de teste a serem realizados, confirmar e esperar alguns minutos para a conclusão dos testes e depois anotar-  los.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (60.3 Kb)   pdf (303.7 Kb)   docx (40.1 Kb)  
Continuar por mais 34 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com