TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Animais Peçonhentos

Por:   •  10/4/2018  •  Resenha  •  1.277 Palavras (6 Páginas)  •  577 Visualizações

Página 1 de 6

ANIMAIS PEÇONHENTOS

São animais que atuam por instinto para sua sobrevivência e defesa, injetam em suas presas através de (agulhão, dentes, ferrão) por onde passa o veneno, substancias toxicas produzidas em seus corpos em glândulas especializadas quando se sentem ameaçados.

Assustados pelo ser humano estes animais são bastante encontrados nos meios rurais, quanto urbanos, responsáveis por causar vários acidentes domésticos, na maioria das regiões brasileiras com enorme índice de crescimento ano após ano.

Cobras, escorpiões, lacraias, taturanas, formigas, vespas, marimbondos e abelhas. Para não ter medo inconsciente desses animais é preciso conhecer mais a respeito deles.

É preciso diferenciar os animais venenosos, o sapo e a borboleta possuem um mecanismo que age passivamente para que seu veneno seja ativado, é preciso à interferência do predador. No caso da serpente que irá sofrer uma irritação em sua mucosa bucal causada pelo veneno expelido pela (presa). Já no aso dos peçonhentos estes agem ativamente, tendo uma “ferramenta” para inocular o veneno de sua presa ou predador.

Estes animais agem por instinto de defesa, os acidentes geralmente ocorrem por descuido ou imprudência humana. Alguns desses animais se alojam em interiores de sapatos e ao colocar o pé sem olhar no seu interior pode comprimir o animal aumentando as possibilidades de uma picada como reação.

Os animais peçonhentos gostam de se alimentar de alimentos propícios, como: baratas, moscas e pequenos roedores também ocorrem quando provocam queimadas nos entulhos de terrenos, pisotear e encurralá-los oferecem riscos à sua vida.

Acidente causado por animal peçonhento como em crianças, idosos ou pessoas com o organismo debilitado, se não prestado os cuidados necessários à situação da vitima pode se agravar. Portanto além de saber informações como evitar acidentes e como realizar primeiros socorros é fundamental entender o procedimento na hora de levar a vitima ao hospital para a aplicação do soro antiofídico.

Segundo a estatística de acidentes e de três casos para mulheres, sendo apenas 3% dos casos considerados grave.

Os acidentes por animais peçonhentos e os acidentes ofídicos (ou seja, relacionado a serpentes) foram incluídos na lista de doenças tropicais negligenciados pela Organização Mundial de Saúde.

A maioria dos acidentes ocorre com população carente, moradores de áreas rurais.

Dados de avaliação a vigilância epidemiológica pode identificar o quantitativo de soros antiveneno que serão distribuídos posteriormente às unidades federadas e definem pontos estratégicos de vigilância sendo assim, proporcionando melhor estrutura de atendimento as unidades para as vitimas e um maior controle de tais animais.  

As cobras são animais peçonhentos mais conhecidos e temidos. Mas os animais pequenos como os escorpiões, aranhas e lagartos podem ser tão perigosos quanto às cobras peçonhentas.

        

Principais sintomas ao ser picado por um animal peçonhento

 Sintomas da picada de aranha

 Armadeira: dor intensa no local, náuseas, sudorese e tremores.

 Marrom: dor semelhante à queimadura de cigarro, edema local de difícil cicatrização, necrose, mal-estar geral.

Viúva negra: angústia, agitação, excitação, confusão mental, dores e contrações musculares, alterações na pressão e nos batimentos cardíacos.

 Caranguejeira: dor no local e irritação da pele.

Sintomas da picada de cobra

Jararaca: inchaço, hemorragia no local da picada, na gengiva e dor no local.

 Cascavel: Não presenta lesão no local da picada, apenas uma sensação de formigamento, dificuldade de abrir os olhos, sonolência, visão turva, dor muscular, urina avermelhada.

Coral verdadeira: visão dupla, pálpebras caídas, falta de ar, dificuldade para engolir.

Surucucu: inchaço, hemorragia e dor no local. Diarreia, alteração dos batimentos cardíacos.

Sintomas da picada de escorpião

Dor moderada e muito intensa no local sudorese, hipotermia, aumento da pressão sanguínea, náuseas, salivação, tremores, convulsão, vômitos, insuficiência respiratória.

Sintomas da picada de abelhas

Podem ser tão toxicas como alérgicas, quando toxica causa dor, edema, e eritema. Em casos de muitas picadas podem ocorrer manifestações sistêmicas, devido à maior quantidade de veneno inoculada, podendo ocorrer coceira, vermelhidão, hipertensão taquicardia, dor de cabeça, náuseas, dentre outros sintomas. Em casos mais graves, pode acontecer estado de choque, forte insuficiência respiratória e renal, pressão baixa, colapso, perda da consciência e incontinência urinaria e fecal.

Sintomas da picada da Lacraia

Dor intensa, inchaço e pequena ferida no local da picada, febre, cala- frios, tremores e sudorese.

Sintomas de contato com lagarto ou taturana

Somente os lagartos de mariposas que podem causar acidentes, causando muita e “queimação” local. Inchaço e vermelhidão discretos, aos do gênero lonomia. Podem causar hemorragias na gengiva, aparecimento de sangue na urina e complicações como insuficiência renal e necrose da pele.

Primeiros socorros e maior qualidade na recuperação da vitima

-Não fazer sucção do veneno.

-Não espremer o local da picada.

-Não utilizar álcool, querosene ou fumo para o acidentado.

-Não fazer torniquete impedindo a circulação do sangue, isso pode causar necrose local ou gangrena.

-Não cortar ou queimar o local da ferida.

-Cobrir o local com pano.

-Não fazer aplicações de folhas, pó de café ou terra.

-Manter a pessoa em repouso evitando o seu movimento para que não favoreça a absorção do veneno.

-Manter se possível à região picada erguida.

-Localizar a marca da picada e limpar o local com água e sabão ou soro fisiológico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (64.6 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com