TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRODUÇÃO DA VACINA

Por:   •  2/12/2015  •  Dissertação  •  1.011 Palavras (5 Páginas)  •  345 Visualizações

Página 1 de 5

PRODUÇÃO DA VACINA

Um dos mecanismos de defesa do organismo contra agentes infecciosos é a imunização, que consiste na aquisição de proteção imunitária, de modo a conferir ao corpo uma resistência a infecções. A vacina é um exemplo de imunização ativa em que substâncias ou microrganismos infecciosos são introduzidos no organismo para estimular a reação do sistema imunitário quando em contato com tal agente causador de doenças.

Uma vacina é produzida a partir de substâncias infectantes (proteínas, toxinas), partes de vírus e bactérias, ou ainda, de bactérias ou vírus completos atenuados ou mortos. Tais partículas não são capazes de desenvolver a doença no organismo, uma vez que são enfraquecidas, no entanto, induzem o sistema imune a produzir anticorpos, que são glicoproteínas específicas de defesa. Esse processo recebe o nome de resposta imunitária primária.

Numa resposta imunitária primária, são produzidas células de memória oriundas da diferenciação de linfócitos B e T. Essas células perduram no organismo e detêm durante muitos anos ou pelo resto da vida do indivíduo, a capacidade de identificar agentes infecciosos com os quais o corpo já esteve em contato. Caso o organismo seja atacado pelo microrganismo contra o qual foi imunizado, será desencadeada a resposta imunitária secundária, que é instantânea e muito mais intensa que a primária, dessa forma os agentes infecciosos serão destruídos imediatamente, antes mesmo de surgirem os primeiros sintomas da doença.

Há uma vacina para cada doença feita com o micróbio que causa a moléstia para a qual é aplicada. O processo de fabricação é parecido, independentemente do seu uso.

Na maioria das vacina, o vírus é injetado em ovos de galinha. Estas são criadas de modo controlado (ar, água, ração, temperatura, etc), com finalidade de produzir ovos férteis que serão incubados para desenvolvimento do embrião e que serão utilizados exclusivamente para produção de vacinas. Ou em uma célula animal, como a do rim de macaco (mais parecida com a célula humana). Geralmente, uma dose de vacina corresponde a um ovo.

Os ovos são analisados no ovoscópio , para verificar sua qualidade. É colocafo uma luz no topo do ovo para visualizar se têm boa vascularização e se o embrião está vivo, que é o ideal para produção, se estão mortos ou não fertilizados.

Os ovos selecionados seguem pra inoculação, ou seja, os vírus são introduzidos neles. A inoculação é feita da seguinte forma, é feito um furinho no topo da casca e uma agulha injeta o vírus diretamente na cavidade alantóica.

A etapa seguinte é a incubação, o ovo é colocado em uma incubadora quentinha (que imita o ninho) para que o vírus se multiplique.

Depois de um tempo de incubação, após a replicação do vírus, os ovos são colocados na câmara fria para que ocorra a morte do embrião, a retração do vaso sanguíneo e a liberação do vírus no líquido alantóico. Depois são levadas para colheita do líquido alantóico. Nessa fase os ovos são cortados no topo e o liquido alantóico é colhido, por inversão dos ovos, isto é, virando-os de cabeça para baixo.

O material colhido é filtrado e vai para sala de clarificação. Passa pela centrífuga para que sejam retirados os restos da membrana, de cascas de ovos e hemácia. Ao final dessa etapa,em torno de 120 a 140 mil ovos tornam-se aproximadamente 100 litros de material concentrado.

O material será purificado duas vezes e aqueles 100 litros transformam-se em 1000 mL. Cada mL equivale a aproximadamente 400 doses. Esta é a parte mais cara do processo, pois cada gota equivale a várias doses de vacina.

Após, o material é diluído e recebe um detergente, para que ocorra a fragmentação do vírus. Depois de um tempo, a suspensão viral fragmentada é clarificada para tirar restos maiores ou mesmo vírus inteiros.

Então o material é diafiltrado para tirar um pouco do detergente. Este ajuda na imunogenicidade da vacina e ajuda também a não formar agregados, portanto é importante não tirar todo detergengte.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (68.6 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com