TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROTEINAS TOTAIS

Por:   •  26/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  445 Palavras (2 Páginas)  •  508 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Universidade Federal de Campina Grande
Centro de Saúde e Tecnologia Rural

Unidade Acadêmica de Ciências Biológicas

Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas

AVALIAÇÃO DE PROTEÍNAS TOTAIS EM SORO CANINO

Lindembergue Rodrigues de França Junior

Prof. Vicente Queiroga Neto

Patos-PB

 2015

INTRODUÇÃO

        As proteínas também são chamadas de prótides ou protídios. O termo vem do grego e significa “de primeira importância”. São substâncias nitrogenadas complexas, constituídas de aminoácidos.

        As proteínas são necessárias à formação dos tecidos novos do corpo. Por isso, são chamadas de alimentos de construção ou alimentos plásticos. Além de participarem da defesa do organismo, as proteínas são um dos principais materiais de construção do corpo e, por isso, indispensáveis para o crescimento e para a manutenção da vida. O organismo gasta constantemente suas proteínas, que precisam ser substituídas.

        São consideradas boas fontes de proteínas: ovos, queijos, carne, leite, coalhada, soja, feijão, ervilha, lentilha, grão-de-milho etc. Uma dieta pobre em proteínas é incapaz de promover o crescimento e de manter a vida. A falta de proteínas pode causar crescimento retardado, defeitos de postura, cansaço, palidez, desânimo e difícil cicatrização.

        A aula prática de proteínas totais foi realizada no dia 29 de abril de 2015 no laboratório de Bioquímica da Universidade Federal de Campina Grande. Foi utilizada uma amostra, um soro sanguíneo de um canino previamente coletado e disponibilizado pelo professor da disciplina de Biofísica, professor Vicente Queiroga Neto.

        A análise foi realizada através de espectrofotometria, o experimento consiste em uma reação entre as proteínas do soro com reagente de Biureto, desenvolvendo uma coloração roxa proporcional à concentração proteica da amostra. Após misturadas, as substâncias “descansam” por 15 minutos, onde o Biureto correspondia a 5 ml e o soro a 0,1 ml.

        O valor utilizado no espectrômetro tanto para o teste quanto para o padrão foi de 545 nm ou filtro verde, valor considerado ideal. A amostra utilizada foi a 3064, onde sua absorbância após a mistura com Biureto foi de 0,131.

        A absorbância padrão, na qual foi utilizado como padrão um soro considerado ideal. Sendo medido e calculado à média da absorbância padrão dos quatro grupos, resultando em 0,181.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

        Considerando que o teor de proteínas totais no soro sanguíneo canino deve apresentar o intervalo normal de 5,5 a 7,5 g/dL, pode-se concluir que o índice apresentado pelo paciente encontra-se dentro da normalidade com teor de 5,5 g/dL de proteínas no soro sanguíneo.

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (78.8 Kb)   docx (18 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com