TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produzir Açucar

Por:   •  15/4/2015  •  Projeto de pesquisa  •  333 Palavras (2 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 2

PRODUÇÃO E A HISTÓRIA DO AÇÚCAR

        O açúcar é o termo popular para os carboidratos cristalizados comestíveis, o qual é facilmente encontrado nas mais variadas formas alimentícias, como, por exemplo, a sacarose, lactose e frutose.  

        A produção de açúcar, segundo os historiadores, começou no subcontinente indiano desde a antiguidade, porém a divulgação do açúcar se deu na China antiga, no período da dinastia Li Shimin (o imperador). Nessa mesma época, os chineses interessados pelo cultivo de cana-de-açúcar, buscaram por produtores na Índia, para adquirir conhecimento sobre o cultivo da cana-de-açúcar à produção do açúcar.

        E para se produzir o açúcar é necessário dividir as etapas existentes, tais como: extração da matéria-prima (a cana-de-açúcar), processo de esmagamento da matéria-prima, extração do suco, a filtração, a concentração, a centrifugação e o refinamento do açúcar bruto.

Processamento da produção do Açúcar

        A extração da matéria-prima que produz o açúcar (cana-de-açúcar) se dá em climas quentes e úmidos. A floração da cana-de-açúcar se dá entre 11 a 13 meses após a sua plantação. O corte é feito junto à raiz porque é onde há maior concentração de açúcar.

        Depois cortada à cana é esmagada onde se retira o suco de cana e o begasse. O begasse é utilizado como combustível e na fabricação de papel.

        O suco de cana é posteriormente filtrado e cristalizado, para obter a rama, a matéria-prima das refinarias de açúcar.

        Enfim, para que o açúcar seja embalado ao consumo humano, esse antes deve passar pelo processo de refinamento, para se tornar o carboidrato primordial às refeições.

        O processo de refinamento consiste nessas sete fases, tais como: Afinação, Carbonatação, Filtração, Descoloração, Evaporação, Cristalização e Secagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (53.3 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com