TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Conceitual para Reaproveitamento de Biogás

Por:   •  21/5/2018  •  Ensaio  •  790 Palavras (4 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 4

Projeto conceitual para reaproveitamento de biogás

1 OBJETIVOS

A presente proposta do projeto conceitual tem como objetivo expor uma metodologia para captação, tratamento, armazenamento e posterior uso do biogás oriundo de águas residuais, vulgarmente denominadas de esgoto, as quais são despejadas em fossa residencial, visando à possibilidade de inserção deste método no mercado de créditos de carbono.

1.1 OBJETIVOS GERAIS

Identificar o possível ponto de captação e a oportunidade para a instalação de equipamentos necessários à captação do referido biogás.

1.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Apresentar o projeto conceitual de modo a dotar uma residência urbana de equipamentos para captação e reuso do biogás gerado na fossa séptica (caixa de gordura);
  • Reduzir a emissão primária de gases causadores do efeito estufa, diminuindo, assim, o poder poluente que o despejo “in natura” dos resíduos causa ao meio ambiente;
  • Agregar valor ambiental e econômico na captação e reutilização;
  • Identificar o papel do Estado como indutor necessário para a adoção de energias renováveis através do novo Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação;
  • Possibilitar incentivo financeiro com os créditos de reduções de emissões de carbono através do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL);
  • Garantir a sustentabilidade ambiental - sétimo Objetivo de Desenvolvimento do Milênio (ODM 7).

2  JUSTIFICATIVA

A recuperação do biogás possibilita a geração de calor e energia. Portanto, pode-se utilizar o biogás gerado numa fossa residencial urbana. Além de diminuir as emissões de metano produzido na fermentação e estabilização dos dejetos, normalmente lançados na atmosfera, diminui-se a dependência de outras fontes energéticas de origem fósseis, não renováveis, cujas características não evidenciam sustentabilidade.

A linha de pesquisa escolhida para desenvolvimento do projeto conceitual é o tema: ´´Garantir a sustentabilidade ambiental´´ - sétimo Objetivo de Desenvolvimento do Milênio (ODM 7). A escolha da linha é justificada pela proposta do biogás poder ser usado em substituição a gases de origem mineral como, por exemplo, o GLP (conhecido popularmente como gás de cozinha) e o gás natural.  O biogás também pode ser utilizado para a produção de energia elétrica. Para tanto, é necessário à utilização de geradores elétricos específicos.

3  FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

As tecnologias utilizadas para o tratamento do biogás que são para fins energéticos são atrativas não só devido às vantagens ambientais, mas também sociais. A possibilidade de criar novas fontes de energia em pequena escala é fundamental para o desenvolvimento sustentável, tanto em países desenvolvidos como em desenvolvimento.

Em países em desenvolvimento os pontos críticos destacados por alguns autores são: (I) custos operacionais, (II) de construção, (III) sustentabilidade e (IV) simplicidade.

4 REFERENCIAL TEÓRICO

Combustíveis gasosos podem ser obtidos da biomassa a partir de processos biológicos pela digestão anaeróbia de resíduos orgânicos vegetais e animais. Após passarem por um processo adequado de tratamento estes gases podem ser queimados diretamente para produzir calor ou podem ser aproveitados de maneira secundaria para a produção de eletricidade mediante um motor ou para produção de combustíveis locomotivos (Apud LARSON, 1993).

Produzir combustíveis a partir de dejetos líquidos de animais é uma opção atrativa para reduzir gases do efeito estufa (GEE) e contribuir para a produção e fornecimento de energias renováveis para vários países (Apud HAMELIN, et al. 2011).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (164.4 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com