TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Proteinas

Por:   •  26/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  763 Palavras (4 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 4

5 RESULTADOS E DISCUSSÃO

 

 

Para que se tenho cor em uma composição, é necessário que haja absorção de luz na região do visível do espectro eletromagnético, ou seja, região compreendida na faixa espectral com comprimento de onda entre 400 e 700 nm aproximadamente.

[pic 1]

 Figura 2 – Espectro no visível com as cores e comprimentos de onda

Um composto absorverá radiação visível quando essa radiação tiver energia necessária para promover um elétron de um estado de menor energia (estado fundamental) para um de maior energia (estado excitado). Um determinado composto poderá ter certa cor em virtude de duas circunstâncias: a) por refletir ou transmitir a luz correspondente à cor observada ou, então, b) por absorver a luz correspondente à cor complementar daquela que é observada (BROWN et al., 1999 apud ALMEIDA et al., 2013). A coloração azul do reagente Biureto deve-se a presença de água na estrutura cristalina do sal sulfato de cobre, presente como dito anteriormente na composição do Biureto.  

A fotografia abaixo, representa os resultados alcançados com o experimento:

[pic 2]

 Fotografia 2 – Resultados do experimento.

Tubo 1 – Clara de ovo : Resultado positivo, coloração violeta. A Clara de ovo é rica em proteína, que é formada por cadeias de aminoácidos unidos por ligações peptídicas.

Tubo 2 – L-alanina 1% : Resultado Negativo,  Coloração azul. A L-alanina é um aminoácido, portanto sem ligações peptídicas.

Tubo 3 – Leite : Resultado positivo, coloração violeta. O leite, assim como a clara do ovo, apresenta proteína em sua composição.

Tubo 4 – Água destilada: Resultado negativo, Coloração azul muito pálida. A água não tem componentes de proteínas em sua composição.

 

A coloração violeta observada no tubo 1 e 3, deve-se a reação entre o Biureto e a proteína presente na clara de ovo e no leite. O cobre em meio alcalino reage com proteínas formando um complexo quadrado planar com a ligação peptídica. Ocorre a formação de um complexo íon cobre tetracoordenado com grupos peptídicos adjacentes: um átomo de cobre se liga com quatro átomos de nitrogênio das ligações peptídicas com perda de um próton de cada um dos quatro grupos aminos substituídos (ITZHAKI & GILL, 1964 apud MIWA, 2003).  

[pic 3] 

         Figura 3 – interação entre o íon cúprico e as proteínas.  

 

 

         

 

 

 

 

 

 

6 CONCLUSÃO  

 

 

As aulas práticas em laboratório são de extrema importância para comprovação na prática do conteúdo teórico que é ministrado em sala de aula, além de transmitirem aos alunos, o conhecimento de vários procedimentos empregados na atividade laboratorial.  

Por conseguinte, na respectiva aula, aprendemos um processo qualitativo para detecção de proteínas em alimentos, tendo como resultado o surgimento de uma coloração violeta.   

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (119.3 Kb)   docx (23.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com