TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DA PRÁTICA DE AMINOÁCIDOS E PROTEÍNAS

Por:   •  13/9/2019  •  Ensaio  •  872 Palavras (4 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

As reações dos aminoácidos utilizam os grupamentos funcionais,isto é,grupamento amino,grupamento carboxila e os grupos presentes nas cadeias laterais.

As proteínas são formadas por polímeros de aminoácidos unidos por ligação peptídica.As reações das proteínas dependem dos diferentes aminoácidos que os constituem.

Albumina é uma proteína globular,solúvel em água e levemente solúvel em soluções salinas concentradas,estão sujeitas a sofrerem desnaturação ao serem expostas ao calor excessivo,possuímos átomos de albumina na clara do ovo,no leite no sangue.

MATERIAIS UTILIZADOS E PROCEDIMENTOS

Reação 1

Adicionar 2,0 ml da solução de ninhidrina em (P) e (B),adicionar 2,0 ml da solução de proteína em (P),adicionar em (B) 2,0 ml da solução salina fisiológica (NaCl -0,8%),aquecer os tubos no bico de Bunsen por cerca de 5 minutos.

Reação 2

Adicionar 1,0 ml do reagente de biureto em (P2) e (B2),adicionar 1,0 ml da solução de proteína em (P2),adicionar 1,0 ml de solução salina fisiológica em (B2),agitar as soluções.

Reação 3

Adicionar 2,0 ml de solução de proteínas,aquecer até ocorrer modificação da estrutura da solução,adicionar em seguida 2,0 ml de solução salina fisiológica.

Reação 4

Adicionar 1,0 ml de ácido tricloroacético a 10% e 1,0 ml da solução de proteína,agitar até ocorrer modificação na solução,foi adicionado em seguida 2,0 ml de solução salina fisiológica.

Reação 5

Foi adicionado 2,0 ml de solução saturada de sulfato de amônio e 2,0 ml de solução da proteína,o tubo foi agitado,em seguida foi adicionado 2,0 ml de solução salina.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Reação de Ninhidrina

- Ninhidrina possui a capacidade de identificar os aminoácidos livres na cadeia,utiliza-se 2 moléculas para identificar um aminoácido.

-O processo de condensação com desidratação acontece quando um par de elétrons da cadeia faz um ataque hidrofílico no carbono que permite a saída da hidroxila. A molécula do reagente faz uma ligação forte com o nitrogênio,em seguida um novo reagente Ninhidrina se associa com a cadeia.

-O nitrogênio é utilizado para reconhecer o grupamento amino do aminoácido.Após o aquecimento,surge coloração azul da prússia no tubo de ensaio.

-No tubo (P), a ninhidrina reagiu com as aminas livres fazendo com que a solução apresentasse um produto final com uma coloração azul da Prússia. Ao aquecer a solução ocorreu desnaturação nas estruturas tridimensionais do peptídeo.

-A amostra (P) sofreu alterações,enquanto a solução controle do tubo (B), permaneceu com a coloração incolor e com resíduos de precipitado do sal no tubo depois de aquecido.

Reação de Biureto

-É utilizada para reconhecer moléculas de proteínas ou peptídeos.O cobre reconhece os oxigênios que estão associados a ligação peptídica,enquanto o biureto identifica o oxigênio que está fazendo a ligação peptídica.

-Na reação,os íons Cu2+, originados do Sulfato de Cobre, formam um complexo com aminoácidos, interagindo com átomos de Nitrogênio da cadeia,esse complexo formado é o que conferiu na solução do tubo (B) uma coloração roxa após ser agitado.O tubo (E) ao ser agitado não apresentou mudanças de coloração,a solução ficou turva.

Desnaturação térmica

-Ao realizar o processo de fervura, ocorre a desnaturação das proteínas presentes na solução.Ou seja,as características químicas (ligações peptídicas, por exemplo), físicas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (38.5 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com