TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recristalização de Universidade Federal Do Rio de Janeiro

Por:   •  7/7/2023  •  Relatório de pesquisa  •  1.153 Palavras (5 Páginas)  •  61 Visualizações

Página 1 de 5

 -As técnicas de cristalização

Nome: Rafaella Silva Braga

Instituto de Química

Matéria: Gerexp

Faculdade: Universidade Federal Do Rio de Janeiro

Data: 07/06/2023

Sobre cristalização:

A Cristalização é uma operação de separação onde, partindo de uma mistura líquida se obtêm cristais de um dos componentes da mistura, com pureza. Na cristalização criam-se as condições termodinâmicas que levam as moléculas a aproximarem-se e a agruparem-se em estruturas altamente organizadas, os cristais.

[pic 1]

 

Resumo:

Este estudo teve como objetivo mostrar a cristalização de um soluto por meio de testes de solventes e a recristalização subsequente, seguida da determinação do ponto de fusão da amostra recristalizada. Foram utilizados diferentes solventes em experimentos individuais, onde uma mesma quantidade do soluto foi dissolvida em cada solvente e posteriormente resfriada ou esquentada. Observou-se que determinados solventes promoveram a cristalização do soluto durante o resfriamento, enquanto outros não apresentaram esse efeito. Após essa etapa, foi realizada uma recristalização de um soluto. A amostra recristalizada foi então submetida à análise do seu ponto de fusão. A partir dos dados obtidos, foi possível concluir sobre a eficácia da técnica de recristalização. Esses resultados fornecem uma base sólida para a compreensão da cristalização.

-Introdução

Contexto geral:

Este relatório descreve três experimentos realizados com o objetivo de compreender e aplicar o processo de cristalização em diferentes cenários. A cristalização é uma técnica amplamente utilizada na purificação e separação de substâncias, e os experimentos realizados exploraram diferentes aspectos desse processo.

Descrição dos Experimentos:

No primeiro experimento, foram utilizados três tubos de ensaio contendo o mesmo soluto, porém com solventes diferentes: água destilada (H2O), etanol (ETOH) e hexano. A observação cuidadosa das amostras permitiu identificar em quais solventes ocorreu a solubilização completa ou parcial do soluto, tanto em temperatura ambiente quanto com aquecimento.

No segundo experimento, empregou-se água destilada fervida como solvente, juntamente com um soluto que se dissolveu completamente nesse meio. A cristalização foi explorada pela recristalização, que envolveu o resfriamento controlado da solução e a formação de cristais do soluto. Essa etapa permitiu a compreensão dos princípios envolvidos na recristalização e destacou sua utilidade na purificação de substâncias.

No terceiro experimento, o foco foi a análise do ponto de fusão da amostra recristalizada elaborada no segundo experimento. O ponto de fusão é uma propriedade física fundamental e sua determinação fornece informações valiosas sobre a identidade das substâncias.

Objetivo Comum:

Esses experimentos forneceram uma compreensão sobre o que é o processo de cristalização e suas aplicações práticas. Os resultados obtidos contribuem para o desenvolvimento de técnicas e caracterização de substâncias.

Encaminhamento:

Os experimentos descritos forneceram uma compreensão abrangente da cristalização e suas aplicações práticas. Através da manipulação de diferentes solventes, foi possível identificar aqueles que favoreceram a cristalização do soluto, enquanto outros resultaram em solubilização completa ou parcial. Esses insights são essenciais para a escolha adequada de solventes na cristalização de substâncias desejadas. 

No decorrer deste relatório, serão apresentados os detalhes experimentais, os resultados obtidos e as discussões sobre os três experimentos realizados. Essas informações fornecerão uma visão mais aprofundada sobre os procedimentos, os resultados observados e suas implicações, contribuindo para o conhecimento existente sobre a cristalização e suas aplicações práticas.

Procedimento experimental 1, resultados e conclusões:

No primeiro experimento de teste de solventes para cristalização, utilizamos três tubos de ensaio contendo diferentes solventes.

No Tubo 1, adicionamos H2O como solvente, juntamente com o soluto. Ao observar a mistura à temperatura ambiente, constatamos que a solução era insolúvel. No entanto, ao aquecer o tubo de ensaio, o soluto se dissolveu, indicando sua solubilidade sob condições de aquecimento.

No Tubo 2, utilizamos ETOH como solvente. Ao verificar a solubilidade do soluto à temperatura ambiente, percebemos que ele se dissolveu completamente, demonstrando alta solubilidade. Nesse caso, não foi necessário realizar o aquecimento, pois o soluto já se dissolveu completamente na temperatura ambiente.

No Tubo 3, empregamos o solvente hexano. Ao observar a mistura à temperatura ambiente, notamos que a solução era insolúvel. Entretanto, ao aquecer o tubo de ensaio, o soluto se dissolveu, revelando sua solubilidade em aquecimento.

.

Resultados, conclusões: Ao realizar o primeiro experimento, no qual testamos diferentes solventes para a cristalização, observamos que o soluto apresentou diferentes níveis de solubilidade dependendo do solvente utilizado e suas condições de temperatura.

Procedimento experimental 2, resultados e conclusões:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (102.7 Kb)   docx (23 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com