TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO RELATÓRIO DE ESTÁGIO

Por:   •  25/6/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.054 Palavras (5 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO

RELATÓRIO DE ESTÁGIO

Belford Roxo/RJ

Maio/19


José de Mesquita Filho

RELATÓRIO DE ESTÁGIO

                                                        Relatório de conclusão da disciplina estágio I                                                         na escola CIEP 178- João Saldanha

                                                        Tutora presencial : Fernanda Ribeiro

Belford Roxo/RJ

2019


1- Introdução

        O relatório que se segue refere-se a prestação de estágio em sala de aula e em ambiente escolar, de acordo com a grade curricular do curso de matemática do consórcio CEDERJ, em conjunto com a escola pública estadual CIEP 178- João Saldanha, no bairro de Sgt. Roncalli, no município de Belford Roxo, estado do Rio de Janeiro.

        O estágio foi realizado no período entre 29/04/19 e 20/05/19 em horários alternados entre manhã e tarde, para poder coletar os dados solicitados nas atividades e conhecer o ambiente escolar, assim como poder acompanhar reuniões  (COC) e várias turmas.

2- Atividades Realizadas

        A escola atende a um alunado de cerca de 350 alunos, divididos em segundo ciclo do ensino fundamental e ensino médio,  oriundos de diversos bairros de Belford Roxo e até de Nova Iguaçu. Essa clientela é bem homogênea e típica dos adolescentes da baixada fluminense, com relatos de dificuldades sociais , econômicas e discriminação de diversas formas. Existem ainda alunos com necessidades especiais de aprendizado atendidos na unidade através de cuidadora que auxilia os três jovens em suas tarefas adaptados a sua realidade. Convém lembrar que a acessibilidade ofertada a esse público é evidente em obras de infraestrutura como rampas, guarda corpos e material escolar adaptado.

        Com relação as atividades executadas em sala de aula, pude acompanhar aulas regulares de matemática e RPM (resolução de problemas matemáticos). Esse arranjo visa ajudar os alunos com dificuldades não só com problemas em entender o conceito matemático da matéria a ser desenvolvida, mas principalmente a entender o que é solicitado em um problema matemático. Desta forma o aluno é apresentado a matéria de um jeito formal , com explicação e exemplos, e em outras aulas vem o reforço via resolução de exercício apenas, buscando a aceleração do conhecimento. É evidente a todos as dificuldades do profissional em apresentar uma matéria importantíssima para o alunado sem que esse se dê conta de sua importância... Muitos já apresentam a falta de interesse na disciplina devido ao status quo de suas próprias vidas, sem nenhuma percepção da utilidade do conhecimento escolar, ou simplesmente acham que aquele conhecimento ofertado não lhe servirá de nada na sua vida… Em algumas classes a indisciplina chega a ser assustadora, onde a (falta de) educação dos alunos fica bem evidente no trato com os colegas, o material e as instalações escolares e, principalmente, com o professor…

        As aulas de reposição são um exemplo claro disso. Divulgado com antecedência pela coordenação do curso, foi realizada num sábado uma aula bem dinâmica, visando aumentar o interesse dos alunos pela disciplina de matemática. Como não era um evento obrigatório, a assistência foi baixíssima, em torno de 5% do alunado convidado. A professora demostrou grande comprometimento, trabalhando para aqueles que compareceram com jogos e atividades divertidas visando a fixação do conteúdo e tirando dúvidas de uma forma mais individualizada, impossível nos dias normais de aula.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (64.6 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com