TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Cinética Química

Por:   •  14/8/2022  •  Relatório de pesquisa  •  1.495 Palavras (6 Páginas)  •  99 Visualizações

Página 1 de 6

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO Centro de Ciências Exatas e Tecnologia – CCET

Escola de Engenharia de Produção – EEP

Disciplina: Química Experimental

Professora: Roberta Lourenço Ziolli

Aluno: Victor Israel de Oliveira Figueiredo Silva

Curso: Engenharia de Produção                           Nº da prática: 4

Prática realizado no dia: 09 de junho de 2022

Preparo de solução alcalina

Rio de Janeiro, 2022_1

1 - Introdução:

O hidróxido de sódio (NaOH), popularmente conhecido como soda cáustica, é um composto químico sólido, de coloração esbranquiçada, altamente tóxico e corrosivo. Produzido em laboratório, esse composto é uma base inorgânica forte utilizado para diversos fins, sobretudo, na indústria petroquímica. A fórmula molecular da soda cáustica é NaOH, sendo composta por um átomo de sódio (roxo), um de hidrogênio (Branco) e outro de oxigênio (vermelho). Na imagem abaixo, vemos uma representação dos química que compõem o hidróxido de sódio. [3]

[pic 1]

A produção da soda cáustica é feita através da reação de eletrólise, onde grande quantidade de calor é liberada (reação exotérmica) junto dos íons Na+ e OH-.

Esse processo também é chamado de “eletrólise da salmoura”, uma vez que se utiliza o NaCl (sal de cozinha) numa solução aquosa.

Confira abaixo a equação química para obtenção desse composto em laboratório:

2NaCl(aq) + 2H2O(l) → 2NaOH(aq) + Cl2(g) + H2(g)

Propriedades de NaOH, possui pH entre 13-14; Densidade 2,3 g/cm3; Ponto de fusão 318 ºC; Ponto de ebulição: 1388 ºC; Massa molar 39,997 g/mol; Aparência: cor branca e cristalina; Estado físico: sólido em temperatura ambiente e Solubilidade: muito solúvel em água e higroscópico (absorve água do ambiente). [2]

O hidróxido de sódio é uma base forte popular usada na indústria. Cerca de 56% do hidróxido de sódio produzido é usado pela indústria, 25% dos quais é usado na indústria de papel. O hidróxido de sódio também é usado na fabricação de sais e detergentes de sódio, regulação do pH e síntese orgânica. [2]

O petróleo bruto de baixa qualidade pode ser tratado com hidróxido de sódio para remover as impurezas sulfurosas em um processo conhecido como lavagem cáustica. Como acima, o hidróxido de sódio reage com ácidos fracos, como sulfeto de hidrogênio e mercaptanos, produzindo sais de sódio não voláteis, que podem ser removidos. Os resíduos formados são tóxicos e difíceis de lidar, e o processo é proibido em muitos países por causa disso [3].

Quando os cientistas precisam determinar a concentração em mol/L (em quantidade de matéria) de alguma solução, costuma-se usar uma técnica de análise volumétrica denominada titulação, ou mais especificadamente, titulação ácido-base. Esse método é feito colocando-se para reagir uma solução a qual se sabe a concentração, que é denominada de titulante, com a solução a qual não se sabe a concentração, que é denominada de titulado. Uma dessas soluções é uma base, enquanto a outra é um ácido [1].

Em um laboratório, uma das atividades mais comuns é o preparo de soluções. É importante saber como realizar um preparo de solução. Uma solução, no sentido amplo, é uma dispersão homogênea de duas ou mais substâncias moleculares ou iônicas. No âmbito mais restrito, as dispersões que apresentam as partículas do disperso (soluto) com um diâmetro inferior a 10 Å são denominadas soluções. Quando este diâmetro situa-se entre 10 e 1000 Å, temos dispersões coloidais [1].

Nas soluções, as partículas do soluto não se separam do solvente sob a ação de ultra centrífugas, não são retidas por ultra filtros e não são vistas através de microscópios potentes. Os instrumentos citados conseguem separar, reter e visualizar as partículas do soluto numa dispersão coloidal. Já na dispersão grosseira, as partículas do soluto são separadas, retidas e visualizadas com auxílio de instrumentos comuns. Portanto, numa solução, o soluto e o solvente constituem uma fase única e toda mistura homogênea (aquela cujo aspecto é uniforme ponto a ponto) constitui uma solução [1].

2 - Objetivo:

Realizar o preparo de solução alcalina de H2O e NaOH a 0,50 mol

3 - Materiais:

Materiais:

  1. Balança de precisão
  2. Balão volumétrico de 100 mL
  3. Bastão de vidro
  4. Béquer
  5. Espátula
  6. Frasco lavador
  7. Funil de vidro
  8. Vidro de relógio

               

               

 1                              2                        3                      4                        5

                                                            [pic 2][pic 3][pic 4][pic 5][pic 6]

                     

                                     6                            7                               8                                      

[pic 7][pic 8]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (305.4 Kb)   docx (787.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com