TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo da Aula de Líquidos Corporais

Por:   •  17/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  399 Palavras (2 Páginas)  •  81 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade Federal de Mato Grosso - Campus Universitário do Araguaia

Graduação em Biomedicina

Disciplina: Citologia Clínica 

Resumo da aula de líquidos corporais

O líquido amniótico é formado pela filtração do plasma materno por processos de secreção e absorção e é pela placenta que ocorrem as trocas de solutos, água e gases, o que constitui varia conforme o tempo de gestação. Sua função é possibilitar a mobilidade do feto na cavidade amniótica, regular a pressão intrauterina e as funções metabólicas. O líquido amniótico serve para avaliar a maturação fetal, as disfunções fetais, acompanhar gravidez de alto risco e diagnosticar distúrbios intrauterinos.

O método utilizado para obter o líquido amniótico é a amniocentese. Nada mais é que a aspiração de 10 a 20ml de líquido amniótico através do abdome guiado por ecografia. Antes de ser centrifugado o líquido deve ser observado em relação ao seu aspecto quanto a aparência macroscópica e cor, podendo ser indicativo de sofrimento fetal. A embolia por líquido amniótico é quadro clínico gravíssimo com elevada mortalidade. Um fator de risco que aumenta a penetração de líquido amniótico na circulação materna é o uso de ocitócitos, que produzem contrações violentas. 

São realizados exames macroscópicos para analisar aspectos físicos e coloração e exames citológicos para pesquisar a presença de células orangiófilas, análise molecular para ver a citogenética e pesquisas de mutações em genes. O líquido sinovial é formado por um ultrafiltrado plasmático através da membrana sinovial onde tem células que secretam ácido hialurônico pelos sinoviócitos e isso preenche as cavidades articulares para que tenha uma função de manter a integridade, proteção mecânica contra choques, fornecer nutrientes e eliminar catabólitos. 

A análise do líquido sinovial é realizada através de punção asséptica por aspiração. É analisado aspectos físicos como cor aspecto e viscosidade e exames citológicos para analisar células e possíveis cristais presentes.  Os líquidos cavitários serosos são classificados em pleural, pericárdico e peritoneal e são formados pelas membranas parietal e membrana visceral que tem função de proteger os órgãos, fornecer nutrientes e eliminar catabólitos.

O acúmulo de líquido nas cavidades aumentam a permeabilidade dos capilares e da pressão hidrostática, diminuição da pressão coloidosmótica e a obstrução na drenagem linfática ocasionando possíveis derrames.A análise é feita por punção asséptica e drenagem do líquido sem aspiração;É analisado aspectos físicos como cor aspecto e volume e aspectos hemorrágicos,turvos e quilosos e exames citológicos para analisar células e análise bioquímica de pH, densidade, glicose, proteína entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (33.6 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com