TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SÍNTESE E CARACTERIZAÇÃO DE PEPTÍDEOS DERIVADOS DE pBthTX-I

Por:   •  26/9/2018  •  Projeto de pesquisa  •  396 Palavras (2 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 2

SÍNTESE E CARACTERIZAÇÃO DE PEPTÍDEOS DERIVADOS DE pBthTX-I

Thainá Cristina Leal; Eduardo Maffud Cilli;  Norival Alves Santos Filho; Julia Pinto Picolli

Instituto de Química – UNESP Araraquara, Dept. de Bioquímica e Biotecnologia, curso de Bacharelado em Química Tecnológica; e-mail: ta.leal@yhoo.com.br; Bolsista PIBIC/CNPq

        Introdução

A emergência de resistência bacteriana a antibióticos tem se tornado uma ameaça crescente à saúde mundial, devido ao alarmante aumento de casos de morbidade, mortalidade e de custos com tratamentos de infecções bacterianas. Peptídeos na forma dimérica têm se mostrado potenciais candidatos para o desenvolvimento de novos agentes antibióticos, tendo em vista que eles apresentam vantagens farmacotécnicas em relação aos seus monômeros, como aumento do potencial antimicrobiano, da solubilidade, da resistência a proteases, estabilidade no soro e atividade em altas concentrações salinas. Com o intuito de se estudar novos compostos antimicrobianos, no presente trabalho, serão sintetizados por meio da síntese de peptídeos em fase sólida peptídeos derivados do pBthTX-I com diferentes metodologias de dimerização serão sintetizados e avaliados quanto ao potencial antimicrobiano e tóxico em relação aos peptídeos originais.

Objetivos

Sintetizar o peptídeo p-BthTX- I (KKYRYHLKPFCKK) e análogos; estudar suas características estruturais e atividades antimicrobianas.

Material e Métodos

A síntese de peptídeos foi realizada em fase sólida2 utilizando o protocolo da química Fluorenilmetiloxicarboxil (Fmoc). Este método é baseado no crescimento da cadeia peptídica, um resíduo por vez, a partir de sua região C-terminal que se encontra ligada covalentemente a uma resina.

Resultados e Discussão

No presente trabalho foram sintetizados três peptídeos, o (BthTX-I), o qual possui a sequência KKYRYHLKPFCKK e foi dimerizado pelo resíduo Cys, denominado (P-BthTX-I)2, [E(p-BthTX-I)], com sequência KKYRYHLKPFCKK dimerizado por um resíduo Glu no terminal amino  e por fim  o terminal [(p-BthTX-I)K] com a sequencia KKYRYHLKPFK, o qual foi dimerizado pela primeira Lys C-terminal. Os peptídeos foram purificados em Sistema CLAE de fase reversa e a massa molecular foram confirmadas por espectrometria de massas. Os dados obtidos estão dispostos na tabela abaixo:

Sequências

Tempo de retenção (min)

MW(g/mol)

(p-BthTX-I)2

9,16

3477,2

[E(p-BthTX-I)]

9,51

3589,7

[(p-BthTX-I)K]

10,1

2867,7

Tabela 1 Tempo de retenção obtido para cada sequência e massas determinadas por espectrometria de massas.

Discussão

A atividade antibacteriana dos peptídeos foi realizada contra as bactérias gram- positivas e gram-negativas. Os peptídeos  (p-BthTX-I)K e E(p-BthTX-I), quando comparados com resultado anterior de (p-BthTX-I)23 mostra atividade promissora, uma vez que  tanto o MIC quanto o MBC dos peptídeos são semelhantes ao de (p-BthTX-I)2.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (118.6 Kb)   docx (17.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com