TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRATAMENTO FIBROSE CÍSTICA

Por:   •  17/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  367 Palavras (2 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 2

Tratamento

O tratamento tem como objetivo principal prevenir e tratar as disfunções orgânicas e os sintomas. A fibrose cística é crônica e cursa com momentos de crises e de intervalo que requerem tratamento de agudização e de manutenção, respectivamente.  Estudos na área da terapia genética são importantes para a Fibrose Cística, porém ainda não foi alcançado um tratamento eficaz para a cura efetivamente. As medidas dividem-se em tratamento de manutenção ou continuo e de agudização ou exacerbação e incluem fisioterapia respiratória, antibióticos, mucolíticos, broncodilatadores, anti-inflamatórios, suporte nutricional e oxigenioterapia. (RIBEIRO; RIBEIRO; RIBEIRO, 2002)

 

A base do tratamento do paciente fibrocístico consiste em medidas que promovam desobstrução, anti-inflamação e tratamento antimicrobiano respiratórios, além de boa nutrição. Fisioterapia respiratória ajuda a retardar a progressão natural da fibrose cística. Medidas que visam melhorar o clearance mucociliar podem ser consideradas um dos grandes pilares deste tratamento, que tem também como objetivos a melhoria da ventilação pulmonar e a promoção de qualidade de vida. Terapia de erradicação tem por objetivo as infecções pulmonares agudas e crônicas, facilitadas pela presença de muco espesso e pegajoso e associadas com intensa resposta inflamatória, determinam a maior parte da morbidade e mortalidade nos pacientes com doença. (CASTRO; FIRMINA, 2011)

A doença pulmonar exacerbada é tratada com antibioticoterapia parenteral, o antibiótico escolhido baseia-se no resultado da cultura de escarro e, devido à alta frequência da bactéria P. aeruginosa, usa-se aminoglicosídeo, fármaco antimicrobiano usado em bactérias gram-negativas aeróbias, associado a beta-lactâmico, cuja função do fármaco é antibiótica e antiinflamatória; geralmente o patógeno não é erradicado, mas a carga bacteriana é reduzida e os sintomas e lesões das vias aéreas também diminuem. (ALVES; FRANK; BUENO, 2018)

Referências:

ALVES, Stella Pegoraro; FRANK, Márcia de Azevedo; BUENO, Denise. Medicamentos utilizados em população pediátrica com fibrose cística. Einstein (São Paulo), v. 16, n. 4, 2018. Disponível em https://journal.einstein.br/pt-br/article/medicamentos-utilizados-em-populacao-pediatrica-com-fibrose-cistica/. Acesso em 14/09/2020

RIBEIRO, Jose Dirceu; RIBEIRO, Maria Ângela G. de O.; RIBEIRO, Antonio Fernando. Controversies in cystic fibrosis: from pediatrician to specialist. Jornal de pediatria, v. 78, p. 171-186, 2002. Disponível em . Acesso em 14/09/2020.

DE CASTRO, Marcos César; DE CÁSSIA FIRMIDA, Mônica. O tratamento na fibrose cística e suas complicações. Revista Hospital Universitário Pedro Ernesto, v. 10, n. 4, 2011. Disponível em https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistahupe/article/view/8882/6765. Acesso em 10/09/2020.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (43.4 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com