TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Mecanismo De Ação De Fármacos Utilizados No Tratamento Da Fibrose Cística

Por:   •  3/9/2023  •  Seminário  •  933 Palavras (4 Páginas)  •  67 Visualizações

Página 1 de 4

MECANISMO DE AÇÃO DE FÁRMACOS UTILIZADOS NO TRATAMENTO DA FIBROSE CÍSTICA

AZITROMICINA

É um antibiótico que atua inibindo as bactérias frágeis perante à azitromicina sintetizem proteínas, que são a base do seu desenvolvimento e proliferação.

https://consultaremedios.com.br/azitromicina-sandoz/bula

IBUPROFENO

 É uma droga anti-inflamatória não esteroidal (AINE) proveniente do ácido propiônico com fins analgésicos, anti-inflamatórios, antipiréticos. O ibuprofeno bloqueia a agregação plaquetária de maneira reversível. A eficácia do ibuprofeno deriva de seu efeito bloqueador em relação à enzima ciclo-oxigenase, o que leva a uma diminuição importante na produção de prostaglandinas. Tais características propiciam a redução de sintomas como a inflamação, dor e febre.

https://dam.abbott.com/pt-br/documents/pdfs/nossas-bulas/D/BU%2012_Dalsy%2020%20mg%20sus_comp%20400mg_Bula_Profissional_final.pdf

ALFADORNASE

Ela possui proteína recombinante humana desoxirribonuclease (rhDNase); tal enzima quebra de maneira seletiva o DNA. A proteína se origina de células do ovário de hamster chinês (CHO) que obtiveram, o DNA codificador da proteína humana, desoxirribonuclease I (rhDNase). O resultado é beneficiado através de cromatografia de coluna e filtração por movimentação tangencial. A proteína beneficiada possui 260 aminoácidos de carga molecular próximo de 37.000 dáltons. A ordem sequencial primária de aminoácidos é semelhante à da enzima humana de ocorrência natural.

https://consultaremedios.com.br/alfadornase/bula

TOBRAMICINA

Ao inalar o interior das cápsulas de Zoteon Pó, o antibiótico é capaz de chegar sem desvios ao pulmão para lutar contra a bactéria que gera a infecção e revigorar sua respiração.

https://consultaremedios.com.br/zoteon-po/bula

BETA-LACTÂMICOS

 É um antibiótico cefalosporínico 2-aminotiazolil de terça geração. Sua ação bactericida deriva do bloqueio da produção da parede celular. Tem um alto nível de equilíbrio em relação abeta-lactamases, bem como penicilinases e também cefalosporinases, de bactérias Gram-negativas e Gram-positivas. Revelou ser um eficiente bloqueador de beta-lactamases feitas por umas poucas bactérias Gram-negativas.

https://consultaremedios.com.br/kefozil/bula

AMINOGLICOSÍDEOS

Classe de antibióticos utilizados no tratamento de infecções bacterianas graves, como as originadas por bactérias Gram-negativas (Pseudômonas aeruginosa).

A introdução nas secreções pulmonares chega a 20% da concentração sérica, e é mínima a introdução em liquor, excluindo recém-nascidos. São descartados praticamente sem alteração via filtração glomerular. Absorção via oral não é muito eficiente, são administrados por esta via apenas para a higienização da flora intestinal (neomicina). Os graus séricos superiores são conseguidos posteriormente 60 a 90 minutos, sendo via intramuscular, e em infusões endovenosas por 30 minutos. A ação bactericida está associada à sua extremidade sérica, isto significa, quão superior a concentração da droga quão ágil e superior a eficácia bactericida, revelando também, crucial ação bacteriostática residual, em especial se for usado simultaneamente com antimicrobianos ß-lactâmicos. Os aminoglicosídeos são possivelmente

nefrotóxicos. Fica evidente clinicamente depois de 7 a 10 dias de abordagem terapêutica em forma de insuficiência renal aguda não oligúrica, via necrose tubular aguda. A função renal é reversível se o tratamento for interrompido. Se ligam à parte de 30S dos ribossomos bloqueando a produção de proteínas ou sintetizando proteínas com defeitos. O aminoglicosídeo precisa ligar-se à superfície da célula bacteriana primeiro e em seguida, tem que ser conduzido pela parede por um meio submetido a energia oxidativa.

https://www.anvisa.gov.br/servicosaude/controle/rede_rm/cursos/rm_controle/opas_web/modulo1/aminoglicosideos2.htm

MODULADORES DE CFTR

Ivacaftor/Lumacaflor

A proteína CFTR é responsável pela condução de cloreto que está no exterior de células epiteliais e órgãos.  F508del, uma mutação que influencia a proteína CFTR de muitas formas, gerando uma má formação no seguimento e fluxo celulares, que diminui a fração de CFTR no exterior da célula. Essa fração mínima de F508del-CFTR que alcança o exterior da célula possui uma chance pequena de abertura do canal. Lumacaftor, é corretor da CFTR que tem ação direta sobre a F508del-CFTR para aperfeiçoar o seu seguimento e fluxo celulares, e com isso tem o crescimento da fração CFTR funcional no exterior da célula. Ivacaftor, um potencializador da CFTR que favorece o crescimento da condução de cloreto, potencializando a chance de abertura do canal (ou gating) da proteína CFTR no exterior da célula. A associação de Lumacaftor + Ivacaftor gera um crescimento da fração e funcionalidade de F508del-CFTR no exterior da célula originando no crescimento da condução de íons cloreto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (55.4 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com