TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho

Por:   •  6/10/2015  •  Projeto de pesquisa  •  520 Palavras (3 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 3

Faculdade de Saúde Ibituruna

6º Período de Farmácia

Química Analítica

Prof. Samuel Góes

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA III

Confecção de Relatório

Julia Olívia Marques

Fevereiro de 2013

Montes Claros – MG

Introdução

A ideia da criação da ABNT surgiu da necessidade de se elaborar normas técnicas brasileiras, para substituir as normas que eram utilizadas pelos diversos laboratórios de ensaio do país, cujas discrepâncias tinham sido detectadas pela ABCP – Associação Brasileira de Cimento Portland, desde a sua fundação, em 1937. Conscientes do problema apontado pela ABCP, laboratórios encabeçaram a ação conjunta de diversas entidades que resultariam na criação de uma entidade nacional de normalização.

A história da ABNT começou no Rio de Janeiro, em setembro de 1937, quando o engenheiro Paulo Sá decidiu promover a 1ª Reunião de Laboratórios de Ensaios de Materiais. Nessa reunião foram debatidas questões relacionadas ao aprimoramento de pesquisas e consolidação de novas tecnologias.

No fim da década de 30, a ideia de se fundar a ABNT, uma entidade brasileira responsável pela normalização de nossa indústria, amadurecia até a fundação em 1940. A ABNT ganhou relevância no Brasil e iniciou sua projeção no exterior.

No ano de 1947, ajudou a fundar a International Organization for Standardization (ISO), sendo a sua representante exclusiva no Brasil, a International Electrotechnical Comission (IEC) e a Associação Mercosul de Normalização (AMN).

Em 1961, ajudou a fundar a Comissão Pan-Americana de Normas Técnicas, cuja primeira reunião ocorreu no Uruguai. Essa instituição responsável pelas normas técnicas nas Américas, cuja sigla é COPANT, tem o principal objetivo de planejar e implementar normas técnicas nos países membros em prol do desenvolvimento científico e industrial.

A sua participação na fundação do Comitê Mercosul de Normalização ocorreu em 1991, no intuito de integrar o mercado único entre os membros do Mercosul, cujo convênio viria a ser firmado em 1999. A partir daí, o Comitê passou a ser referido como Associação Mercosul de Normalização (AMN).

A partir dos anos 60, a ABNT foi reconhecida pela lei como Órgão de Utilidade Pública e, em 1992, por meio da Resolução n°7, expedida pelo Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial, a ABNT passou a ser reconhecida como único foro de normalização no Brasil.

Em 2003, a ABNT se recuperou pela introdução de novas diretrizes administrativas e pela conquista de sua credibilidade. Até os dias atuais, a ABNT é vista como referência de segurança e credibilidade no quesito de padronização e qualidade de produtos utilizados na produção e na prestação de serviços.

Objetivo

Aprender como confeccionar um relatório conforme a normalização da ABNT.

Materiais e Reagentes

  • Computador

Procedimento

Seguindo-se passo a passo as orientações do professor, utilizando-se o programa Word, confeccionou-se um relatório de acordo com as normas da ABNT.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (117 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com