TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Química Laboratorial

Por:   •  20/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  3.478 Palavras (14 Páginas)  •  532 Visualizações

Página 1 de 14

Índice

introduçao        1

1-        Porque razao a psicologia teve a sua origem apartir da filosofia e raizes biologicas        2

2-        Evolução da evolução do objecto de estudo da psicologia e inicio cientifico        2

Visão de Wilhelm Wundt        2

Os gestaltistas        2

Os comportamentalistas        3

3-        A visao psicanalista do campo de estudo da psicologia, sua principal inovaçaoe o mundo inocente, antes por muitos ignorados:        5

4-        Estrutura do sistema nervoso        6

Sistema Nervoso        6

Funçao do sistema nervoso        6

5. Constituição e funcionamento do sistema nervoso        6

NEURÔNIO        7

SINAPSE        8

INFLUXO NERVOSO        8

COMUNICAÇÃO NERVOSA        9

CRONAXIA        9

6. Importância da hereditariedade para a psicologia        10

7. Papel dos processos sensoriais na construçao do conhecimento        10

8. Distinçao do papel de persepçao do conhecimento        11

9- Importancia da psicologia na actividade docente        11

Conclusão        12

Referências bibliográficas        13


Introdução

Este trabalho de carácter avaliativo e abortara temas muito importantes que fazem parte da psicologia geral como a origem e evolução da psicologia, o seu objecto de estudo que trata de estudar o comportamento humano nas suas diversas manifestações observáveis e não observáveis, também abordara sobre o sistema nervoso que é um conjunto de estruturas neurológicas e de órgãos que, constituindo uma complexa rede de células nervosas, regula todas as actividades do nosso organismo, das mais simples as mais complexas, por fim abordara também sobre a importância da hereditariedade para a psicologia e papel dos processos sensórias na construção do conhecimento e por fim a Importância da psicologia na actividade docente onde distinguimos que psicologia não é uma ciência unitária, pois ha vários linguajares no campo psicológico.

  1. Porque razão a psicologia teve a sua origem a partir da filosofia e raízes biológicas

Há que destacar que “A psicologia se desenvolveu a partir da Biologia e da Filosofia, com objectivo de se tornar uma ciência que descreve e explica como pensamos, sentimos e agimos.” (MAYERS, 1999, p. 1). Numa primeira manifestação a Psicologia foi, simplesmente, uma disciplina descritiva, isto é, tratava de descrever as manifestações comportamentais dos indivíduos sem com isso explicar a causa ou os porquês dessa manifestação.

  1. Evolução da evolução do objecto de estudo da psicologia e inicio cientifico

Visão de Wilhelm Wundt

Wilhelm Wundt, considerado pai da Psicologia, montou o primeiro laboratório de psicologia experimental na Europa (1879) influenciado pela Fisiologia, área que já tinha atingido o estatuto de uma ciência, a semelhança da Física, Química, mesmo a Filosofia;

Interessado no estudo da experiência consciente, procurava fazê-lo analisando a consciência nos mais ínfimos componentes. Procurava os elementos básicos da psicologia às partes mais ínfimas da consciência analisável. “Como a física tinha seus elementos, também a psicologia as teria (...) os elementos básicos eram unidos por associação” – tese defendida por Wundt (SPRINTALL & SPRINTALL, 2000, p. 20).   Para este pensador, a mente é composta por elementos individuais ou átomos de experiência ligados por associação. Para estudar esses elementos Wundt utilizou a técnica de introspecção que consistia no treinamento de sujeitos a olharem para dentro de si, relatando seus sentimentos e sensações.

Essa forma de olhar para os fenómenos psicológicos não agradou os psicólogos gestaltistas. Adiante estão descritos seus argumentos.

Os gestaltistas

Max Wertheimer, seu expoente principal citado por (SPRINTALL & SPRINTALL, 2000) considera Wundt ter levado a Psicologia por água abaixo – ao tentar produzir a sua perfeita tabela atômica organizada da psicologia, com ela perdera de vista a realidade da experiência humana, ao analisar a experiência em suas partes ínfimas, tinha de facto destruído a noção da experiência como totalidade. Max considera “o todo é maior do que a soma das partes” (citado por Wertheimer, apud Sprintal&sprintal, 2001). Por isso, é preciso estudar o todo, a totalidade, a configuração inteira, a gestalt.

Os elementos atuam de maneira diferente quando são retirados do seu contacto. As sensações são partes integrantes da experiência humana e o estudo destas não nos revela essa complexa experiência humana. Para estes teóricos, a compreensão da experiência humana é irredutível ao estudo das sensações, sobretudo na sua forma de estudá-los, por associação.

Os comportamentalistas

Conhecidos também como behavioristas, de seu representante John B. Watson, os comportamentalistas atacam Wundt pelo uso do método de introspenção enquanto instrumento científico. Eles acreditavam nos elementos, mas não gostavam como Wundt tentava os encontrar.

Watson considera o verdadeiro objecto de estudo, comportamento (behavior). A introspenção não tem utilidade para a psicologia, como também não tem para a Física e para a Química.

A única coisa observável, por isso, a única que permite o uso dos métodos científicos é o comportamento manifesto pelo sujeito. Se a consciência puder apenas ser estudada através da introspecção, e não tiver correlatos do comportamento, então a psicologia terá de se ver livre dela (SPRINTALL & SPRINTALL, 2000 p. 26).

Watson aliou-se ao poderoso Russo Ivan Pavlov, cujo trabalho sobre condicionamento era mais conhecido na altura e consegui o que queria na altura, demonstrar a existência do – reflexo condicionado, algo observável para substituir o não observável de Wundt.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.7 Kb)   pdf (241.8 Kb)   docx (216.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com