TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ARTE DE ARGUMENTAR

Por:   •  14/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.422 Palavras (6 Páginas)  •  336 Visualizações

Página 1 de 6

UniAGES

CENTRO UNIVERSITÁRIO

Licenciatura em Educação Física

JOÃO GABRIEL CRUZ DE MATOS

A ARTE DE ARGUMENTAR

Geranciando razão e emoção

        

Fichamento apresentado ao curso de licenciatura  em  Educação Física do Centro Universitário UniAGES como um dos pré-requisitos para a obtenção de nota parcial da disciplina Produção de Texto no 1º período sob orientação do prof. Matheus Andrade    

 

Paripiranga

Abril de 2017

CREDENCIAIS DO AUTOR

Antônio Suárez Abreu possui graduação em letras neolatinas pela pontifícia Universidade Católica de campinas (1967), mestrado em Abreu possui graduação linguística pela Universidade de São Paulo (1971) e doutorado em linguística pela Universidade de São Paulo (1974). Atualmente é professor associado (inativo) da Universidade de São Paulo, professor associado da Universidade de São Paulo e professor titular da Universidade estadual paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de letras, com ênfase em língua portuguesa.

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS

ABREU, Antônio Suarez, A arte de argumentar: gerenciando razão e emoção. 13. Ed. Cotia: Ateliê Editorial. 2009.

CAP 1 Por Que Aprender Argumentar?

“Segundo o senso comum, argumentar é vencer alguém, força- lo a submeter-se à nossa vontade.” (P.3).

“Escrevi este livro para convencer as pessoas de que  não basta ser inteligente, ter uma boa formação universitária, falar varias línguas, para ser bem-sucedido.” (P.3).

CAP 2 Gerenciando Informações

“Já é coisa sabida que o mais importante não são as informações em si, mas o ato de transformá-las em conhecimento. As informações são tijolos e o conhecimento é o edifício que construirmos com eles.” (P.4).

CAP 3 Gerenciando Relação

“Quando entramos em contato com o outro, não gerenciamos apenas informações, mas também a nossa relação com ele. Um bom dia, um muito obrigado, as formas de tratamento (você, a senhora) tudo isso é gerenciamento de relação.” (P.6).

“Às vezes, um diálogo é puro gerenciamento de relação.” (P.6).

CAP 4 Argumentar, Convencer e Persuadir

 “Argumentar é a arte de convencer e persuadir. Convencer é saber gerenciar informações, é falar à razão do outro, demonstrando, provando. Persuadir é saber gerenciar relação, é falar à emoção do outro.” (P.9).

CAP 5 Um Pouco de História

“A retórica, ou arte de convencer e persuadir, surgiu em Atenas, na Grécia antiga, por volta de 427 a.C, quando os atenienses, tendo consolidado na prática os princípios do legislador Sólon, estavam vivendo a primeira experiência de democracia de se tem noticia na historia.” (P.10).

CAP 6 Tarefas da Retórica Clássica

“A primeira tarefa da retórica clássica tinha natureza heurística. Tratava-se de descobrir temas conceituais para discussão.” (P.11).

CAP 7 Senso Comum, Paradoxo e Maravilhamento

   “Tudo aquilo que pensamos e fazemos é fruto dos discursos que nos constróem, enquanto seres psicossociais. Na sociedade em que vivemos, somos moldados por uma infinidade de decursos: discurso cientifico, discurso jurídico, discurso político, discurso religioso, discurso do senso comum etc.” (P.11).

CAP 8 Condições da Argumentação

 “A primeira condição da argumentação é ter definida uma tese e saber para que tipo de problemas essa tese é resposta.” (P.14).

“Uma segunda condição da argumentação é ter uma “linguagem comum” como o auditório.” (P.15).

“A terceira condição da argumentação é ter um contato positivo com o auditório, como o outro.” (P.15).

“Finalmente, a quarta condição e a mais importante delas: agir de forma ética.” (P.15).  

CAP 9 O Auditório

 “O auditório é o conjunto de pessoas que queremos convencer e persuadir. Seu tamanho varia muito.” (P.16).

CAP 10 Auditório Universal e Auditório Particular

“Auditório universal é um conjunto de pessoas sobre as quais não temos controle de variáveis.” (P.16).

“Aquele que vai argumentar precisa adaptar-se ao seu auditório.” (P.17).

CAP 11 Convencendo as Pessoas   

“Ao iniciar um processo argumentativo visando ao convencimento, não devemos propor de imediato nossa tese principal, a ideia que queremos “vender” ao nosso auditório.” (P.17).

CAP 12 As Técnicas Argumentativas

“técnicas argumentativas são os fundamentos que estabelecem a ligação entre as tese de adesão inicial e a tese principal.” (P.18).

CAP 13 Argumentos Quase Lógicos

“Utilizando essa técnica, a pessoa que argumenta procura demonstrar que a tese de adesão inicial, com a qual o auditório previamente concordou, é compatível ou incompatível com a tese principal.” (P.19).

 CAP 14 Argumentos Fundamentos na estrutura do Real

 “Os argumentos baseados na estrutura do real não estão ligados a uma descrição objetiva dos fatos, mas a ponto de vista, ou seja, a opinião relativas a ele.” (P.25).

CAP 15 Dando visibilidade aos argumentos Os recursos de Pesquisa

“O melhor recurso de presença, entretanto, são as historias. Desde crianças, estamos acostumados a ouvilas: contos de fada, fabulas, histórias de aventuras e mistério, histórias de amor.” (P.31).

CAP 16 Persuadindo as Pessoas

“A primeira lição de persuasão que temos a aprende, então, é educar nossas sensibilidade para os valores do outro.” (P.32).

CAP 17 Emoções e Valores

“A voz do senso comum diz que o homem é um ser racional. Pesquisas recentes têm demonstrado que isso não é verdade! Nós somos seres principalmente emocionais! [...]” (P.32).

CAP 18 As hierarquias de Valores

“Os valores de uma pessoa não tem, obviamente, todos eles a mesma importância.” (P.34).

CAP 20 Alterando A Hierarquia de Valores da Argumentação

“Para rehierarquizar os valores do nosso auditório, podemos utilizar algumas técnicas conhecidas desde a Antigüidade e que recebiam o nome de lugares da argumentação.” (P.35).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (105 Kb)   docx (14.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com