TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importancia da arte de argumentar

Por:   •  15/4/2016  •  Resenha  •  312 Palavras (2 Páginas)  •  880 Visualizações

Página 1 de 2

De acordo com a obra "A arte de Argumentar", por  Antonio Suarez Abreu  foi proposto a explicação sobre a importância da arte de argumentar mas associando ao processo de gerenciamento da relação, pois segundo o autor é necessário o aprimoramento das relações sociais, utilizando a razão e emoção, para se viver melhor e se tornar bem sucedido em todas os campos profissionais, sociais e pessoais.

Pelo senso comum a arte de argumentar é tentar persuadir o outro para que uma ideia viralize e seja disseminada com credibilidade. Para persuadir o outro devemos, antes de mais nada, ver o que ele tem a ganhar. Uma vez entretido com a argumentação, o público fica mais propicio a concordar com a mesma. Este conceito foi criado e denominado como Retórica pelos sofistas, pois para eles a importância era convencer o outro a acreditar em seus ideais independentemente da verdade.

Diferente dos sofistas, o autor utiliza os termos Gerenciando Informações e Relações.

O Gerenciamento de informações é necessário para gerar conhecimento, tendo fontes diferenciadas, portando buscar ampliar os meios de adquirir estes conteúdos, por meio da comunicação, ou seja, capacidade de ler, escrever e falar bem. O autor cita para a importância das condições de argumentaq’ção, que é necessário definir uma tese para que haja interação com o público, utilizando-se das técnicas de argumentação.

O autor nos lembra, que não é somente necessário gerenciar as informações como também intensificar as relações sociais aprimorando nossas formas de tratamento, um simples “bom dia”, “boa tarde” ou “obrigada” podem valorizar o lado afetivo humano.

Com a obra, podemos chegar a conclusão que o processo de argumentar não se limita a somente falar bem, é muito mais que isso. Argumentar é convencer, mas formulando um novo ponto de vista, ou seja é vencer junto com o outro, usando com a ética das técnicas, e saber dosar o trabalho com ideias e emoções.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (54.1 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com